A ABORDAGEM DA MORTE E MORRER NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores/as

  • Danieli Bandeira
  • Silvana Bastos Cogo Bisogno

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.21.11-15

Palabras clave:

enfermagem, morte, tanatologia

Resumen

O trabalho objetiva relatar a experiência de uma acadêmica do sétimo semestre do curso de enfermagem de uma universidade pública localizada na região norte do Estado do Rio Grande do Sul sobre suas vivências durante a graduação referente à abordagem da temática morte/morrer. O contato com a temática referida deu-se no decorrer das aulas teóricas, bem como nas aulas práticas. Por meio da experiência vivida, pode-se perceber certa deficiência na formação acadêmica quanto à abordagem do processo de morte/morrer. Evidenciou-se a fragilidade dos cursos de graduação em saúde quanto à inserção da temática em seus currículos. Neste sentido, faz-se necessária a reflexão da ampliação dos preceitos da educação para a morte na busca da (re) humanização do processo de morte/morrer em uma sociedade que lida com receios e incertezas frente ao tema, e que não se sente preparada para tal enfrentamento.

Biografía del autor/a

Danieli Bandeira

Silvana Bastos Cogo Bisogno

Publicado

2013-04-24

Cómo citar

Bandeira, D., & Bisogno, S. B. C. (2013). A ABORDAGEM DA MORTE E MORRER NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista Contexto &Amp; Saúde, 11(21), 11–15. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.21.11-15

Número

Sección

Artigos