FATORES DE RISCO QUE CONTRIBUEM PARA O DESENVOLVIMENTO DO CÂNCER GÁSTRICO E DE ESÔFAGO
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.21.16-24Palabras clave:
Nutrição em oncologia. Quimiopreventivos. Neoplasias do trato digestório. Neoplasia de esôfagoResumen
O número de novos casos de câncer no mundo tem aumentado de maneira considerável a cada ano, tornando-se um grave problema de saúde pública. Entre as principais causas que aumentam a incidência de neoplasias do trato digestório e do câncer de esôfago estão os fatores dietéticos, como o consumo exagerado de gorduras e a baixa ingesta de fibras, entre outros, como o uso do fumo, do álcool, o sedentarismo e o hábito de tomar chimarrão com água em temperaturas elevadas. Este estudo constitui-se de revisão de literatura baseada nas referências compiladas nas bases de dados da Scientific Electronic Libary Online (Scielo), do Instituto Nacional do Câncer (Inca) e da Organização Mundial da Saúde (OMS), considerando o período de 1995 a 2010. O objetivo deste estudo foi discutir as características da dieta relacionada às neoplasias do trato digestório, em especial do câncer gástrico e de esôfago. Estudos têm mostrado que métodos de prevenção, como mudanças nos hábitos de vida, consumo de alimentos saudáveis com propriedades quimiopreventivas e antioxidantes e o combate ao sedentarismo, podem ser fatores de prevenção contra o câncer. O nutricionista tem o papel de promover políticas de hábitos de vida saudáveis associadas a uma alimentação nutricionalmente adequada, prevenindo doenças crônicas não transmissíveis.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).