DISPLASIA BRONCOPULMONAR: ABORDAGEM MULTIPROFISSIONAL
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.21.39-39Palabras clave:
Prematuro, Displasia broncopulmonar, TratamentoResumen
Objetivos: Descrever a importância da abordagem multiprofissional frente ao recém-nascido pré-termo (RNPT) broncodisplásico. Fonte de dados: Banco de dados eletrônicos PubMed, Bireme e Scielo com os descritores “displasia broncopulmonar, tratamento”, “bronchopulmonary dysplasia, treatment”, de 2000 ao que a literatura atual apresenta. Síntese dos dados: A exposição do RNPT a assistência ventilatória por mais de 28 dias, acarreta, dentre outras complicações pulmonares, a displasia broncopulmonar (DBP). A DBP é a complicação clínica mais severa relacionada com a sobrevivência de neonatos cada vez mais prematuros, e atualmente é atribuído a ela como uma das principais causas de problemas respiratórios crônicos da infância, dificultando a alimentação, nutrição e o desenvolvimento global da criança. O tratamento desta condição deve ser realizado por uma equipe multidisciplinar, incluindo o médico neonatologista, fisioterapeuta, fonoaudiólogo e nutricionista, além de outras especialidades pediátricas, quando necessário. Em associação com a oxinenoterapia, o tratamento também pode estar associado com o uso de diuréticos, vacinação antipneumocócica e antiinfluenza; a assistência fisioterapêutica objetiva à normalização do controle respiratório, prevenção de infecções respiratórias, estímulo do controle postural e do desenvolvimento neuropsicomotor; o nutricionista deve oferecer a essas crianças uma dieta hipercalórica, em virtude do alto gasto energético provocado pelo
aumento do trabalho respiratório; já o tratamento fonoaudiológico busca estimular a sucção e a coordenação entre sucção/deglutição/respiração, diminuindo o tempo de uso da sonda gástrica. Conclusões: baseando-se nessas premissas é possível verificar a importância da equipe multidisciplinar no manejo da displasia broncopulmonar, incluindo a presença do médico neonatologista, fisioterapeuta, nutricionista e fonoaudiólogo.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).