POTENCIAIS INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS EM PRESCRIÇÕES ORIUNDAS DO HOSPITAL MUNICIPAL E PRONTO SOCORRO DE BARRA DO GARÇAS/MT
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2016.31.128-138Palabras clave:
Avaliação. Prescrições. Interações de Medicamentos.Resumen
A farmacoterapia é amplamente utilizada no tratamento de patologias, sendo responsável pela melhoria da qualidade e expectativa de vida da população, porém, a ocorrência de interações medicamentosas (IM) é recorrente e tem comprometido os resultados da terapia medicamentosa. Este trabalho objetivou detectar e analisar a ocorrência de potenciais IM em prescrições de pacientes atendidos no Hospital Municipal e Pronto Socorro de Barra do Garças/MT. A amostra estudada compreendeu 220 prescrições sendo 90 dos setores de pronto atendimento e 130 da enfermaria. As potenciais IM foram classificadas de acordo com a severidade, baseando-se no banco de dados MICROMEDEX® Thomson Midromedex® Health Series e no Guia de Interações Medicamentosas da Universidade Federal de Goiás, em maior (2,44%), moderada (76,83%) e menor (20,73%). Este estudo revelou um alto índice de potenciais IM sendo 19 (21,11%) encontradas nas prescrições dos setores de pronto atendimento e 63 (48,46%) na enfermaria. Constatou-se que quanto maior o número de medicamentos prescritos, maior a possibilidade de ocorrer IM que podem comprometer a segurança do paciente. Assim, fica evidente a relevância do tema e a necessidade de se avaliar e monitorar a terapêutica medicamentosa, no sentido de prevenir e diminuir efeitos adversos resultando em tratamentos mais efetivos, menor número possível de complicações, menor tempo de internação e consequente diminuição dos custos na rede pública de saúde.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).