ABORDAGEM DE SAÚDE MENTAL NA FORMAÇÃO EM FISIOTERAPIA: CONCEPÇÕES DE DOCENTES DA ÁREA

Autores/as

  • Elizane Coelho Silva Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2015.29.69-78

Palabras clave:

Fisioterapia, Saúde Mental, Educação, Integralidade em Saúde

Resumen

Estudo com objetivo de conhecer a concepção de docentes fisioterapeutas sobre a formação do graduando dessa área para atuar no campo da saúde mental. Trata-se de estudo qualitativo, descritivo-exploratório, realizado com dez docentes fisioterapeutas em uma universidade pública da Bahia, por meio de entrevistas semiestruturadas. Submetidos à análise de conteúdo, os resultados revelaram que a formação do graduando em fisioterapia para atuar na saúde mental apresenta deficiências, pois o conteúdo relacionado ao tema não é abordado de maneira estruturada no curso; mostraram ainda que, a maioria dos participantes da pesquisa também não foram preparados para esse campo do conhecimento enquanto graduandos, o que favorece a continuidade da lacuna na formação do fisioterapeuta. Contudo, alguns participantes reconheceram seu papel na equipe de saúde mental, possivelmente na melhoria da funcionalidade do usuário, considerando que a pessoa em sofrimento mental pode apresentar comprometimentos no sistema motor. Assim, o estudo demonstrou a existência de fragilidades na formação do graduando em fisioterapia, e sugere a necessidade de avançar a discussão sobre o tema e sobre a reformulação curricular.

Publicado

2015-10-21

Cómo citar

Silva, E. C. (2015). ABORDAGEM DE SAÚDE MENTAL NA FORMAÇÃO EM FISIOTERAPIA: CONCEPÇÕES DE DOCENTES DA ÁREA. Revista Contexto &Amp; Saúde, 15(29), 69–78. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2015.29.69-78

Número

Sección

Fisioterapia & Saúde