DADOS SOBRE O CONSUMO DE ÁLCOOL ENTRE A JUVENTUDE RURAL: UMA CONSTATAÇÃO DE AUSÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2015.29.63-68Palabras clave:
Juventude, Alcoolismo, Políticas públicas, Saúde da população ruralResumen
OBJETIVO: identificar se há Políticas Públicas e Levantamentos Epidemiológicos que tem contemplado a problemática sobre o consumo de álcool entre a juventude rural. METODOLOGIA: Trata-se de uma de Revisão Integrativa da Literatura, desenvolvida em sites dos órgãos oficiais, como Ministério da Saúde, Secretária Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD) e Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (CEBRID), bem como em três bases virtuais de dados Scientific Eletronic Library Online (SCIELO), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e a Bases de Dados de Enfermagem (BDENF). RESULTADOS: Não existem Políticas Públicas e Levantamentos Epidemiológicos que contemplem a problemática sobre o consumo de álcool entre a juventude rural nos últimos 12 anos, sendo que estes englobam especificamente a população urbana, e ao observar as bases de dados também ocorre uma ausência de publicações referentes à temática abordada. CONCLUSÃO: A ausência de dados sobre consumo de álcool entre esta população promove rupturas às diretrizes da Política Nacional sobre Drogas, conotando imediata urgência sobre este campo de investigação.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).