PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PELO TRABALHO NA SAÚDE MENTAL EM UM MUNICÍPIO NO SUL DO BRASIL

Autores/as

  • Maria de Lourdes Custódio Duarte
  • Liege Brum Porto
  • Danielle Celi Scholz
  • Odete Messa Torres

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2017.33.167-173

Palabras clave:

Cocaína-Crack, Serviços de Saúde Mental, Promoção da Saúde, Educação.

Resumen

O presente estudo objetiva relatar a experiência do Programa de Educação pelo Trabalho (PET) Saúde Mental com ênfase em crack, álcool e outras drogas em um município do Sul do Brasil no ano de 2011. Esse Programa contou com a participação de acadêmicos de Graduação, preceptores do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), tutor e professor colaborador, que tiveram o propósito de qualificar a atenção em saúde mental junto aos profissionais que atuam diretamente com pessoas que fazem uso de substâncias psicoativas. Foram evidenciados desafios e potencialidades durante o período de execução desse Programa, como falta de qualificação profissional no âmbito da dependência química, além de uma restrita rede de serviços. No que diz respeito às potencialidades, destacam-se projetos para ampliação da rede por meio de parcerias entre ensino e serviço. Enfatiza-se a importância desse Programa para o ensino, serviço, gestão e comunidade, tendo em vista a percepção global dos benefícios e resultados gerados no encontro de ações propositivas no território. 

Biografía del autor/a

Liege Brum Porto

Aluna da Graduação do 7° semestre do Curso de Fisioterapia da Unipampa. Bolsista PET Saúde Mental

Danielle Celi Scholz

Aluna da Graduação do 7° semestre do Curso de Fisioterapia da Unipampa. Bolsista PET Saúde Mental

Odete Messa Torres

Professora Adjunta da Universidade Federal do Pampa(Unipampa

Publicado

2017-11-07

Cómo citar

Duarte, M. de L. C., Porto, L. B., Scholz, D. C., & Torres, O. M. (2017). PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PELO TRABALHO NA SAÚDE MENTAL EM UM MUNICÍPIO NO SUL DO BRASIL. Revista Contexto &Amp; Saúde, 17(33), 167–173. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2017.33.167-173

Número

Sección

Educação & Saúde