CUIDADO A UM LACTENTE COM ALERGIA À PROTEÍNA DO LEITE DE VACA: UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2017.32.85-92Palabras clave:
Equipe Interdisciplinar de Saúde. Alergia a Alimentos. Desenvolvimento Infantil.Resumen
Objetivo: Relatar a experiência do cuidado a um lactente com diagnóstico médico de alergia à proteína do leite de vaca no contexto da interdisciplinaridade. Método: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, realizado em uma Unidade Básica de Saúde de Caxias do Sul/RS. Foram desenvolvidas atividades de educação em saúde a partir de vínculo criado em um projeto interdisciplinar inserido nas práticas disciplinares de um estágio curricular em saúde coletiva de quatro cursos de graduação, por meio do atendimento domiciliar em saúde. Resultados: Através da aplicação do conhecimento de diferentes áreas da saúde, foi possível avaliar e auxiliar em diversos aspectos, uma vez que, a criança havia sido diagnosticada com alergia à proteína do leite de vaca, não aceitou aleitamento materno, vinha apresentando baixa ingesta de fórmulas alimentares específicas e sintomas característicos deste quadro clínico, acarretando em baixo peso para idade. Após reunir orientações médicas e da equipe interdisciplinar, o bebê obteve melhoras satisfatórias quanto à sua alimentação e sintomas, refletindo positivamente em seu estado nutricional e na sua saúde em geral. Discussão: O trabalho interdisciplinar possibilitou um amplo olhar sob a criança e sua família, unindo o conhecimento das várias áreas da saúde nas quais os estudantes estavam inseridos e ampliando o olhar destes para o cuidado integral do indivíduo. Conclusões: Durante as práticas do cuidado, percebeu-se a importância do trabalho interdisciplinar, já que esta metodologia segue os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde e é capaz de agregar conhecimentos a todos os envolvidos.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).