ÓBITOS POR VIOLÊNCIA RETRATADOS PELA MÍDIA TELEVISIVA NO SUDOESTE DE MATO GROSSO
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2019.36.114-119Palabras clave:
Saúde Pública. Causas Externas. MorteResumen
Objetivo: Investigar os óbitos por violência retratados pela mídia televisiva no sudoeste de Mato Grosso. Métodos: Estudo exploratório e com abordagem quanti-qualitativa, utilizando dados de acesso e domínio público a partir de um telejornal, em canal aberto, situado na mesorregião do Sudoeste Mato-Grossense. A coleta de dados foi realizada entre junho e outubro de 2015, por meio de gravação diária dos programas. Resultados: Os óbitos por violência evidenciados nesse estudo, concentrou-se no gênero masculino, em adultos jovens, por ferimento de arma branca seguido de arma de fogo, ocorridos normalmente nos finais de semana e no período noturno. Conclusão: Esse quadro implica diretamente em impacto negativo na sociedade, principalmente na força produtiva do país, na desestruturação familiar, no aumento de desconfiança nas relações interpessoais ou no fomento de comportamentos hostis diante de conflitos comuns do cotidiano.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).