TRIAGEM NUTRICIONAL NO ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL: PERFIL DE RISCO EM PACIENTES HOSPITALIZADOS
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2017.33.88-97Palabras clave:
Triagem, Avaliação Nutricional, Acidente Vascular Cerebral.Resumen
Dentre as doenças que acometem o sistema cerebrovascular destaca-se o Acidente Vascular Cerebral (AVC). O Brasil é o país da América Latina que apresenta as maiores taxas de mortalidade por esta doença. No que diz respeito ao estado nutricional destes pacientes, é preciso aplicar instrumentos de triagem no intuito de evitar complicações clínicas piorando o prognóstico. Para tal, utiliza-se o instrumento NRS 2002 (Nutrition Risk Screening 2002). Esta pesquisa objetiva classificar o risco nutricional de pacientes com AVC utilizando o NRS 2002. Trata-se de um estudo transversal descritivo de caráter exploratório com abordagem quantitativa. Participaram do estudo 120 pacientes diagnosticados com AVC internados em uma unidade de emergência de um hospital de referência no norte do Ceará. Os pacientes estavam com o IMC abaixo de 20,5 Kg/m², totalizaram 21,7% (26) e 51,7% (62) relataram perda de peso nos últimos três meses e redução da ingestão na última semana. Em relação ao risco nutricional, 77,5% dos participantes encontravam-se com risco nutricional leve, 13,33% moderado e 9,2% grave. O sexo masculino predominou (60,38%), prevalecendo a faixa etária entre 71 a 80 anos. No cálculo final dos escores obtidos todos os participantes estavam sob risco nutricional. Nota-se que é prevalente a desnutrição, demandando intervenções multiprofissionais urgentes. Assim, a triagem precoce pode intervir nesta realidade otimizando as opções terapêuticas e possibilidades de reabilitação.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).