FATORES RELACIONADOS AOS CONHECIMENTOS EM NUTRIÇÃO DE PUÉRPERAS ACOMPANHADAS EM UNIDADES DE SAÚDE DA FAMÍLIA
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2018.35.78-83Palabras clave:
Saúde coletiva, nutriçãoResumen
Este estudo objetivou avaliar os fatores relacionados aos conhecimentos em nutrição das puérperas no pós-parto imediato. Trata-se de um estudo transversal, com amostra definida por conveniência, totalizando 100 mulheres que foram entrevistadas utilizando com questionário de perguntas abertas e fechadas. Os conhecimentos em nutrição foram categorizados por níveis de conhecimento com base na quantidade de respostas corretas para as 17 perguntas realizadas sobre micronutrientes de importância para o período gestacional (ácido fólico, ferro e vitamina A). Nos resultados verificamos que 77% receberam orientações nutricionais. No que diz respeito à variáveis anos de estudo, percebe-se que puérperas que tinham mais de 10 anos de estudos apresentaram maior chance de ter conhecimentos sobre o ácido fólico e ferro. Já no que se refere ao recebimento de orientações alimentares, puérperas que vivenciaram esta prática durante o pré-natal apresentaram maior chance de conhecerem informações sobre o ácido fólico e a vitamina A. Os conhecimentos em nutrição de puérperas acompanhadas pelo pré-natal em Unidades de Saúde da Família são influenciadas por múltiplos fatores, dentre os quais: os anos de estudos, quantidade de consultas pré-natal, participação de palestras educativas, orientações alimentares e nutricionais. O que reforça a necessidade de fortalecimento de ações de educação alimentar e nutricional durante o acompanhamento pré-natal para favorecer a saúde materna e infantil.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).