A CONSTRUÇÃO DE PROTOCOLOS PARA ATENÇÃO BÁSICA NA DEFESA DO DIREITO À SAÚDE

Autores/as

  • Leandro Farias Rodrigues Universidade Federal de Pelotas
  • Marcos Aurélio Matos Lemões Universidade Federal de Pelotas
  • Liamara Denise Ubessi universidade Federal de Pelotas
  • Celmira Lange Universidade Federal de Pelotas
  • Daniele Luersen Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2019.36.72-78

Palabras clave:

Protocolos, Atenção primária à saúde, Direito à saúde, Trabalho

Resumen

Objetivo: Discutir a construção de protocolos para Atenção Básica na defesa do direito a saúde. Método: Estudo qualitativo, descritivo, tipo relato de experiência com observação participante em Oficinas realizadas pelo Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde. Resultados: problematização do uso de protocolos no Sistema Único de Saúde (SUS), função, conteúdos, métodos de construção e temas prioritários sob a perspectiva da clínica ampliada, apoio matricial e educação permanente em saúde. Destacados como tecnologia de cuidado podendo contribuir para a sustentação de práticas na Atenção Básica salvaguardado o risco de engessamento das mesmas, reorganização do processo de trabalho, fomento ao trabalho em equipe, à produção de saúde sob o prisma da integralidade, e contribuição na garantia da exequibilidade do direito a saúde. Considerações finais: A potência dos protocolos no fortalecimento da Atenção Básica e garantia do direito à saúde, dependerá de como serão utilizados no cotidiano das práticas no SUS.

Biografía del autor/a

Leandro Farias Rodrigues, Universidade Federal de Pelotas

enfermeiro,  Especialização em Atenção Psicossocial no Âmbito do SUS pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) 2011-2012 e Especialização em Serviço no Departamento de Atenção Básica (DAB) no Ministério da Saúde (MS) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) 2013-2014. Referência descentralizada do Programa Mais Médicos no Rio Grande do Sul pelo Departamento de Planejamento e Regulação da Provisão de Profissionais de Saúde (DEPREPS) da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SEGTS) do Ministério da Saúde (MS).mestrando do Programa de pós graduação enfermagem- UFPel.

Marcos Aurélio Matos Lemões, Universidade Federal de Pelotas

Enfermeiro, Doutor em ciencias da saúde pela Universidade Federal de Pelotas – UFPEL, Pesquisador do Grupo de pesquisa Processo Saúde Doença vinculado a Universidade Federal do Rio Grande FURG-RS.

Liamara Denise Ubessi, universidade Federal de Pelotas

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, área de concentração Ciências: Práticas Sociais em Enfermagem e Saúde e graduanda em Filosofia pela UFPel. Integra o grupo de pesquisa 'As Três Ecologias de Félix Guattari' Ecologia Ambiental, Social e Mental/FURG/UFPel.

Celmira Lange, Universidade Federal de Pelotas

Enfermeira, Docente do Programa de Pós Graduação em enfermagem- Universidade Federal de Pelotas.

Daniele Luersen, Universidade Federal de Pelotas

Academica de enfermagem da Universidade Federal de Pelotas. Bolsista de Iniciação Científica PIBIC UFPel.

Publicado

2019-07-11

Cómo citar

Rodrigues, L. F., Lemões, M. A. M., Ubessi, L. D., Lange, C., & Luersen, D. (2019). A CONSTRUÇÃO DE PROTOCOLOS PARA ATENÇÃO BÁSICA NA DEFESA DO DIREITO À SAÚDE. Revista Contexto &Amp; Saúde, 19(36), 72–78. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2019.36.72-78

Número

Sección

Educação & Saúde