KINESIO TAPING NO TRATAMENTO DE MULHERES COM LINFEDEMA PÓS-MASTECTOMIA: REVISÃO NARRATIVA
KINESIO TAPING IN THE TREATMENT OF WOMEN WITH LYMPHEDEMA AFTER MASTECTOMY: NARRATIVE REVIEW
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2021.42.9191Resumen
O linfedema é uma doença crônica que gera acúmulo de linfa e pode acometer mulheres que submeteram ao tratamento do câncer de mama, ocorrendo diminuição do fluxo no sistema linfático e acúmulo da linfa no espaço intersticial. O Kinesio taping (KT) demostra ser uma técnica eficaz no tratamento para redução do volume do linfedema em mulheres mastectomizadas. Este estudo trata-se de uma revisão da literatura do tipo narrativa realizada por meio de base de dados buscados em bibliotecas virtuais: Pubmed, Lilacs, Medline, Scielo e Bireme nos idiomas inglês e português. As evidências disponíveis permitem informar que o KT associado a outras técnicas demostraram uma redução do linfedema, trazendo benefícios a essas pacientes.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).