Factores intervinientes de la cultura de seguridad del paciente en la atención primaria a la salud
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2020.41.144-157Palabras clave:
Seguridad del paciente; Atención primaria a la salud; Gestión de riesgos; Cultura de la organización.Resumen
Introducción: Identificar los factores que interfieren en la cultura de seguridad del paciente en la atención primaria a la salud.
Método: Revisión integrativa, realizada en las bases de datos LILACS, PubMed, WoS y Scopus, en el mes de agosto de 2017. Se utilizó la clasificación del nivel de evidencia para realizar evaluación crítica de los estudios primarios. Se han sumado 16 producciones científicas.
Resultados: Los factores que interfieren en la cultura de seguridad del paciente en la atención primaria a la salud son condiciones relacionadas a la educación permanente, comunicación, condiciones de trabajo y el liderazgo.
Conclusiones: Las evidencias científicas revelan que algunos factores interfieren positivamente, otros negativamente para la cultura de seguridad del paciente en la atención primaria a la salud y deben ser utilizados con el propósito de hacer efectivas acciones de salud para los usuarios.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).