DEPRESSÃO E ANSIEDADE DE PESSOAS VIVENDO COM HIV/AIDS
DEPRESSION AND ANXIETY OF PEOPLE LIVING WITH HIV
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2021.44.9528Palabras clave:
Depressão; Ansiedade; HIV; Síndrome de Imunodeficiência Adquirida; Saúde Mental.Resumen
Objetivo: Analizar la presencia de depresión y ansiedad de las personas que viven con VIH/SIDA, así como la influencia de la depresión en la ansiedad. Método: Estudio transversal cuantitativo, realizado entre enero y julio del año 2019. Los participantes fueron 100 personas que vivían con el VIH y que recibieron atención ambulatoria en un Hospital para enfermedades infecciosas, al noreste de Brasil. Se utilizó un cuestionario sociodemográfico, la escala de depresión de Hamilton y la escala de ansiedad beck. Hubo un análisis estadístico descriptivo e inferencial con las pruebas KRUSKL Wallis y t, teniendo en cuenta la importancia de cuándo p a 0,05. Resultados: Se identificó que el 64% eran hombres, 70% heterosexuales, 50% tenían entre 20 y 30 años y 90% contrajeron el VIH por contacto sexual, el 42% tenían depresión y el 52% tenían una ansiedad mínima. Se evidenizó la influencia de la depresión en la ansiedad (p - 0,041), así como una asociación entre las puntuaciones de depresión y ansiedad (p - 0,001). Conclusión: Se confirmó la hipótesis de que la depresión influye en la ansiedad de las personas con VIH.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).