TRATAMENTO FARMACOLÓGICO E NÃO FARMACOLÓGICO NO MANEJO DA DOR DE PACIENTES EM PÓS-OPERATÓRIO IMEDIATO (POI)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2020.40.102-117

Palabras clave:

Manejo da dor; Pós-operatório; Tratamento farmacológico; Terapia complementar; Eventos adversos.

Resumen

O objetivo deste estudo foi analisar evidências científicas referentes às modalidades farmacológicas e não farmacológicas utilizadas no manejo da dor de pacientes em Pós-Operatório Imediato (POI) de cirurgias em geral. Este é uma revisão integrativa da literatura realizada nas bases LILACS, MEDLINE/PUBMED, Scopus e Web of Science, entre 2002 e 2017, que resultou na análise de 38 artigos científicos. Dos artigos analisados, 71% abordaram métodos farmacológicos e 28% medidas não farmacológicas para o tratamento da dor no POI. O manejo adequado da dor é de responsabilidade dos profissionais envolvidos no cuidado e os hospitais devem ter equipes e procedimentos para alívio da dor para diminuir efeitos colaterais, tempo de hospitalização e acelerar a recuperação do paciente. Os métodos não farmacológicos podem ser uma modalidade complementar promissora para melhorar a dor no pós-operatório, pois são técnicas acessíveis e fáceis de serem executadas e quando praticada por profissionais capacitados, os eventos adversos ocorrem raramente.

Biografía del autor/a

Gabriela Elisa Hirsh, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI)

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Santa Maria (2008), mestrado em Ciência e Tecnologia dos Alimentos (Linha de Pesquisa em Qualidade dos Alimentos) pela Universidade Federal de Santa Maria (2011), doutorado em Ciências Biológicas - Bioquímica (Laboratório de Proliferação e Viabilidade Celular e Metabolismo de Lipídeos) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015). Atualmente é Pós-doutoranda no Programa de Pós-graduação em Atenção Integral à Saúde (PPGAIS; Mestrado) na Universidade de Cruz Alta. Atou em disciplinas de Toxicologia dos Alimentos no Curso de Farmácia (UFSM), Métodos em Bioquímica nos cursos de Biologia e Biomedicina (UFRGS). Atualmente, é professora colaboradora no programa de Pós-graduação em Atenção Integral à Saúde nas disciplinas Ensaios Químicos e Biológicos aplicados em Saúde, Biomedicina Vascular, Biomarcadores Celulares e Moleculares das Populações, Experimentação em Modelos Animais e Seminários Temáticos.

Publicado

2020-11-04

Cómo citar

Nascimento, S. da S., Hirsh, G. E., Pretto, C. R., Colet, C. de F., & Stumm, E. M. F. (2020). TRATAMENTO FARMACOLÓGICO E NÃO FARMACOLÓGICO NO MANEJO DA DOR DE PACIENTES EM PÓS-OPERATÓRIO IMEDIATO (POI). Revista Contexto &Amp; Saúde, 20(40), 102–117. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2020.40.102-117

Número

Sección

Exercício Físico & Saúde