COMPREENDER AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS NA DEPRESSÃO PÓS-PARTO NAS REDES SOCIAIS
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2020.38.200-209Palabras clave:
Depresión posparto. Familia Redes sociales. SaludResumen
Este artículo tiene como objetivo comprender las representaciones sociales de la depresión posparto en las redes sociales. Esta investigación es cualitativa, exploratoria y documental, investigada a través de publicaciones y comentarios de Facebook, dentro de grupos sobre depresión posparto. A partir de los informes de madres en línea, se formó un corpus de análisis con la ayuda del software IrAmUteQ 0.7. A partir de este corpus, se realizó una clasificación jerárquica descendente. Los resultados muestran que las representaciones sociales de la depresión posparto en las redes sociales traen la idea de que la falta de apoyo entre los miembros de la familia, los conflictos familiares, la presencia de angustia psicológica o dependencia química en la familia y la falta de vínculo son variables que influirían en La aparición de depresión posparto, que se refiere a la relevancia del apoyo familiar y social como estrategia de promoción de la salud. En este sentido, los programas sociales y de salud deben tener en cuenta la presencia de la familia en el proceso de promoción y prevención en la salud de la mujer
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).