PARÂMETROS NUTRICIONAIS ENTRE HOMENS E MULHERES IDOSOS COM DOENÇA RENAL CRÔNICA EM TRATAMENTO HEMODIALÍTICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2020.41.47-53

Palavras-chave:

Insuficiência renal crônica, Diálise renal, Nutrição do Idoso

Resumo

Pacientes idosos em hemodiálise estão sujeitos às modificações alimentares, antropométricos e bioquímicas que são provocadas pela própria doença renal, pelo tratamento hemodialítico e pelo processo de envelhecimento. Neste trabalho, objetivou-se avaliar a relação dos parâmetros nutricionais entre homens e mulheres idosos em tratamento hemodialítico. Em estudo transversal realizado em Santa Maria, RS, foram considerados elegíveis, para a pesquisa, idosos com idade a partir de 60 anos, de ambos os sexos, diagnosticados com doença renal crônica, que realizavam hemodiálise três vezes na semana, e em tratamento há pelo menos três meses. Como parâmetros nutricionais, foram considerados os dados antropométricos, dietéticos e exames bioquímicos. Para a comparação entre os sexos masculino e feminino, das variáveis paramétricas foi utilizado o Teste t de Student bicaudal para amostras independentes. Os resultados encontrados indicam relação do sexo com o índice de massa corporal, quilocalorias, proteína, carboidrato, fósforo, potássio, vitamina D e Kt/V. A partir disso pode-se concluir que os achados deste estudo reforçam a importância da avaliação nutricional no contexto do tratamento de renais crônicos em hemodiálise, visando uma boa adesão à dieta e adequação à diálise.

Biografia do Autor

Emili Paixão Trenhago, Universidade Federal de Santa Maria

Acadêmica de Nutrição. Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), campus Palmeira das Missões.

Luana Fioravanti Roland, Universidade Federal de Santa Maria

Nutricionista. Mestre em Gerontologia. Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS.

Mariane Rosa, Universidade Federal de Santa Maria

Nutricionista. Mestranda em Gerontologia. Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Santa Maria, RS

Loiva Beatriz Dallepiane, Universidade Federal de Santa Maria

Nutricionista. Doutora em Ciências da Saúde. Docente do Departamento de Alimentos e Nutrição, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), campus Palmeira das Missões  e docente do Mestrado em Gerontologia, UFSM, Santa Maria.

Downloads

Publicado

2020-12-23

Como Citar

Trenhago, E. P., Roland, L. F., Rosa, M., & Dallepiane, L. B. (2020). PARÂMETROS NUTRICIONAIS ENTRE HOMENS E MULHERES IDOSOS COM DOENÇA RENAL CRÔNICA EM TRATAMENTO HEMODIALÍTICO. Revista Contexto & Saúde, 20(41), 47–53. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2020.41.47-53

Edição

Seção

Nutrição & Saúde