TREINAMENTO MUSCULAR RESPIRATÓRIO EM INDIVÍDUO PORTADOR DE DISTROFIA MUSCULAR DE DUCHENNE
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2006.10.55-64Resumo
As distrofias musculares são patologias de origem genéticaque afetam a musculatura esquelética e a de Duchenne (DMD) é a mais freqüente, acomete principalmente o sexo masculino. Os sintomas se manifestam por volta dos 3 aos 5 anos com quedas freqüentes, dificuldade para subir escadas, correr e levantar do chão. A fraqueza muscular é progressiva e simétrica, iniciando pelos membros inferiores, mais tarde atingindo os membros superiores. Com os anos ocorrem perdas da força da musculatura respiratória levando a complicações respiratórias, responsáveis pelos casos de
óbito. Não existe cura e o tratamento visa amenizar as complicações e melhorar a qualidade de vida. O objetivo deste trabalho foi relatar um estudo de caso sobre os efeitos do treinamento muscular inspiratório em um indivíduo portador de distrofia muscular de Duchenne através do uso diário do threshold por um período de doze semanas. Foram realizadas avaliações funcionais específicas e avaliação da força muscular respiratória antes e após o treinamento. Os resultados mostraram um aumento não significativo estatisticamente
da força muscular inspiratória e expiratória, que mesmo
não significativo, foi importante para este paciente, pois se trata de um portador de uma patologia muscular progressiva, evidenciando-se que neste mesmo período ele diminuiu força muscular geral.Conclui-se que o treinamento muscular respiratório em indivíduo com DMD deve fazer parte da terapia para este tipo de paciente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).