OCORRÊNCIA DE PARASITOSES INTESTINAIS EM CRIANÇAS COM IDADE ENTRE 0 E 9 ANOS DURANTE O ANO DE 2006 NO MUNICÍPIO DE CAMPO NOVO (RS, BRASIL)
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2007.13.59-65Resumo
Este texto tem por objetivo verificar a prevalência de enteroparasitas em crianças com idade entre 0 e 9 anos no município de Campo Novo (RS, Brasil). Foram levantados dados referentes às análises parasitológicas efetuadas no decorrer do ano de 2006 no Laboratório de Análises Clinicas do Hospital de Caridade de Campo Novo; os casos positivos foram encaminhados para tratamento no Sistema Único de Saúde (SUS) deste mesmo município. Os métodos utilizados foram de flutuação e sedimentação. Os parasitos prevalentes foram: Ancylostoma sp. (42,13%), Ascaris lumbricoides (24,68%), seguidos pelo Enterobius vermicularis (11,06%), Giardia lamblia (1,28%) e Taenia sp. (0,85%). O percentualde Ancylostoma sp. mostrou-se elevado, sendo necessárias
medidas sanitárias e educacionais, por meio de programas efetivos de saúde pública para o controle das parasitoses.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).