PERFIL GLICÊMICO DOS FUNCIONÁRIOS DE UMA UNIVERSIDADE DA REGIÃO NOROESTE DO RIO GRANDE DO SUL
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2010.18.37-42Resumo
O diabetes configura-se hoje como uma epidemia mundial,traduzindo-se em grande desafio para sistemas de saúde de todo o mundo. O envelhecimento da população, a urbanização crescente e a adoção de estilos de vida pouco saudáveis, como sedentarismo, dieta inadequada e obesidade, são os grandes responsáveis pelo aumento da incidência e prevalência do diabetes no mundo. Este estudo tem como objetivo descrever o perfil dos funcionários de uma Universidade da Região Noroeste do Rio Grande do Sul que realizaram exame de glicemia de jejum no laboratório daquela instituição em 2007. Trata-se de um estudo quantitativo com coleta de dados secundários junto ao laboratório. Nesse período, 151 funcionários realizaram teste de glicemia de jejum. Foram atendidos homens e mulheres com 37 anos de idade em média. A média da glicemia de jejum desses funcionários foi de 109 mg/dL, e apenas um apresentou resultado superior a 120mg/dL. A partir dos resultados encontrados identificou-se a necessidade de encaminhar esses sujeitos para uma investigação mais criteriosa a fim de conhecer as causas dessa alteração no seu perfil glicêmico, contribuindo para prevenção e identificação de casos de DM na população estudada.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).