ESTUDO E APLICAÇÃO DA PRÁTICA DA ATENÇÃO FARMACÊUTICA A PORTADORES DE DIABETES MELLITUS EM UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2010.19.41-49Resumo
O Diabetes Mellitus (DM) tipo 2 é uma patologia que representa importante problema de saúde pública e a adesão do portador ao tratamento é fundamental para a redução de suas comorbidades. Assim, a atenção farmacêutica, por meio do acompanhamento farmacoterapêutico, assume papel importante para o controle desta condição de saúde, pois permite detectar possíveis Problemas Relacionados ao Medicamento (PRM). O objetivo deste artigo foi estudar a situação de saúde de duas portadoras de DM tipo 2 atendidasna Unidade Básica de Saúde do município de Bozano, ambas do sexo feminino, com 74 e 60 anos de idade (voluntária 1 e voluntária 2), que participam do grupo de saúde da referida UBS, identificar seus PRMs e propor medidas de intervenção. Foram identificados sete PRMs na voluntária 1 e três na voluntária 2, os quais estão relacionados na sua maioria à efetividade, seguidos dos PRMs de segurança e necessidade. Dentre esses, a voluntária 1 apresentou cinco vezes o PRM 3 e duas vezes o PRM 5 e a voluntária 2 apresentou um PRM 1, um PRM 4 e um PRM 5. As medidas de intervenção propostas incluem alterações no tratamento medicamentoso e principalmente na terapia não medicamentosa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).