Análise de vídeos de inserção de dispositivo intrauterino e punção lombar hospedados no Youtube

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2024.49.14813

Palavras-chave:

Tecnologia educacional, Filmes e vídeos educativos, Educação médica

Resumo

As tecnologias de informação e comunicação (TIC) constituem meios técnicos que permitem o compartilhamento de informações e os processos comunicativos por meio de recursos como computadores, internet e mídias sociais. Uma das ferramentas disponibilizadas pelas TIC são os vídeos contidos em plataformas virtuais, como o YouTube®, que vem sendo cada vez mais adotados no ensino em saúde devido à substituição do método cartesiano pelas Metodologias Ativas. O trabalho objetivou analisar o conteúdo de vídeos de inserção de Dispositivo Intrauterino (DIU) e punção lombar, existentes no sítio de compartilhamento YouTube®, buscando identificar a qualidade do material publicado quanto a demonstração/execução dos procedimentos anteriormente referidos. Trata-se de um estudo exploratório-descritivo, do tipo documental. Para a busca do procedimento de inserção de DIU, foi utilizado o seguinte descritor: “inserção de DIU”. Já para a segunda busca, sobre o procedimento de punção lombar, foi utilizado o descritor “punção lombar”, no campo de busca do YouTube®. Em cada busca, foram expostos os 100 primeiros resultados. Após a busca inicial e o levantamento dos dados, realizou-se a visualização na íntegra de todos os vídeos selecionados para análise. Após a aplicação dos critérios de elegibilidade, a amostra final foi constituída por 45 vídeos, sendo 30 referentes ao procedimento de inserção de DIU e 15 ao procedimento de punção lombar. Em relação ao responsável pela produção dos vídeos, em ambos os procedimentos, tem-se que a maioria foi de responsabilidade de pessoa física, produzidos no Brasil, em ambiente ambulatorial, com o uso de recursos do tipo simuladores. A partir do referencial teórico adotado neste estudo, foi possível identificar que 100,0% dos vídeos analisados, para ambos os procedimentos, não apresentavam a sequência correta de execução. Recomenda-se que estudantes da graduação em medicina tenham uma maior atenção e prudência durante a busca e seleção de materiais audiovisuais em plataformas digitais.

Referências

Nogueira MI. As mudanças na educação médica brasileira em perspectiva: reflexões sobre a emergência de um novo estilo de pensamento. Rev Bras Educ Med [Internet]. 2009;33(2):262–70. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-55022009000200014

Ferreira MJM, Ribeiro KG, Almeida MM, Sousa MS, Ribeiro MTAM, Machado MMT, et al. New National Curricular Guidelines of medical courses: opportunities to resignify education. Interface (Botucatu) [Internet]. 2019;23. DOI: https://doi.org/10.1590/Interface.170920

Freitas FRN, Souza ATS, Carvalho NA, Pedrosa JIS. Metodologias ativas de ensino nos cursos de medicina: uma revisão integrativa. Res Soc Dev [internet]. 2020; 9(7): 1-15. DOI: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i7.3922

Alves AG, Cesar CRF, Martins CA, Ribeiro LC M, Oliveira LMAC, Barbosa MA, Moraes KL. Tecnologia de informação e comunicação no ensino de enfermagem. Acta Paul Enferm [Internet]. 2020; 33:1-8. DOI: https://doi.org/10.37689/acta-ape/2020AO01385

Silva DFA, Andriolo BNG, Tavares LF, Silva RA, Silva JAC. O vídeo como ferramenta de ensino de ciências morfofuncionais. Revista Eletrônica Acervo Saúde [internet]. 2019; 11 (7): 1-10. DOI: https://doi.org/10.25248/reas.e533.2019

Curran V, Simmons K, Matthews L, Fleet L, Gustafson DL, Fairbridge NA, et al. YouTube as an Educational Resource in Medical Education: a Scoping Review. Med

Sci Educ [Internet]. 2020;30(4):1775-1782. DOI: https://doi.org/10.1007/s40670-020-01016-w.

Salvador PTCO, Bezerril MS, Rodrigues CFM, Alves KYA, Costa TD, Santos VEP. Vídeos como tecnologia educacional na enfermagem: avaliação de estudantes. Revista enfermagem UERJ [internet]. 2017; 25: 1-6. DOI: http://dx.doi.org/10.12957/reuerj.2017.18767

Brasil. Ministério da Saúde. Manual Técnico para Profissionais de Saúde: DIU com Cobre TCu 380A. Brasília: Ministério da Saúde; 2018.

Borges ALV, Araújo KS, Santos AO, Gonçalves RFS, Fujimori E, Divino EA. Knowledge about the intrauterine device and interest in using it among women users of primary care services. Rev Latino-Am Enferm [Internet]. 2020; 28: 1-12. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1518-8345.3140.3232

Lohr PA, Lyus R, Prager S. Use of intrauterine devices in nulliparous women. Contraception [internet]. 2016; 95(6): 529–37. DOI: http://dx.doi.org/10.1016/j.contraception.2016.08.011.

Agur AM. Fundamentos de Anatomia Clínica. New York: Grupo GEN; 2021.

Piazzetta GR, Pereira HCP. Punção Lombar. Rev Ciênc Saúde [internet]. 2021; 33(1): 111-123. Disponível em: https://periodicos.furg.br/vittalle/article/download/11503/8846/42396

Lima Junior EB, Oliveira GS, Santos ACO, Schnekenberg GF. Análise documental como percurso metodológico na pesquisa qualitativa. Cadernos da FUCAMP [internet]. 2021; 20 (44): 36-51. Disponível em: https://revistas.fucamp.edu.br/index.php/cadernos/issue/view/145

Pinto APCM, Dantas MSP, Salvador PTCO, Martins CCF, Santos VEP. Análise de vídeos do youtube que abordam a técnica de cateterismo urinário de demora feminino. Cogitare Enferm [internet]. 2015; 20(2): 274-80. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/39950/25520

Tourinho FSV, Medeiros KS, Salvador PTCO, Castro GLT, Santos VEP. Análise de vídeos do YouTube sobre suporte básico de vida e reanimação cardiopulmonar. Rev Col Bras Cir [internet]. 2012; 39 (4): 335-9. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0100-69912012000400015

Universidade Federal do Tocantins. Hospital de Doenças Tropicais. Protocolo: punção lombar no adulto. Tocantis: Universidade Federal do Tocantins; 2021.

Ang E, Talib SNBA, Thong M, Charn TC. Using video in medical education: What it takes to succeed. TAPS [internet]. 2017; 2(3): 15-21. DOI: https://doi.org/10.29060/TAPS.2017-2-3/OA1034

Mustafa AG, Taha NR, Alshboul OA, Alsalem M, Malki MI. Using YouTube to Learn Anatomy: Perspectives of Jordanian Medical Students. Biomed Res Int [internet]. 2020; 2020(1): 1-8. DOI: https://doi.org/10.1155/2020/6861416

Dzara K, Chen DT, Haidet P, Murray H, Tackett S, Chisolm MS. The Effective Use of Videos in Medical Education. Acad Med. 2020;95(6):970. DOI: 10.1097/ACM.0000000000003056.

Dong C, Goh PS. Twelve tips for the effective use of videos in medical education. Med Teach [internet]. 2015; 37(2): 140-5. DOI: https://doi.org/10.3109/0142159X.2014.943709

Shrivastava SR, Shrivastava PS. Explorando o papel do YouTube na complementação da educação médica e do atendimento ao paciente. Journal of the Scientific Society. 2023; 50(3):282-286. DOI: https://doi.org/10.4103/jss.jss_84_22

Tackett S, Slinn K, Marshall T, Gaglani S, Waldman V, Desai R. Medical Education Videos for the World: An Analysis of Viewing Patterns for a YouTube Channel. Acad Med. 2018;93(8):1150-1156. DOI: https://doi.org/10.1097/ACM.0000000000002118.

Silva DFA, Pereira IV, Silva FV, Queiroz LMN, Almeida SA. O vídeo como ferramenta de ensino de ciências morfofuncionais. Rev Eletr Acervo Saúde. 2019; 11(7).

Barbosa MJ, Santos FA Arrais S. Análise dos vídeos do youtube sobre a sistematização da assistência de enfermagem [monografia]. São Luís: Universidade Federal do Maranhão; 2018. Disponível em: https://monografias.ufma.br/jspui/bitstream/123456789/4175/1/MARISA%20DE%20JESUS%20BARBOSA%20-%20TCC.pdf

Knobel R, Costa RRO. Simulação em saúde para ensino e avaliação: conceitos e práticas. 1° ed. São Carlos (SP): Editora Cubo Multimídia; 2021.

Ramos LL, Pereira AC, Silva MAD. Vídeo como ferramenta de ensino em cursos de saúde. J Health Inform [internet]. 2019; 11(2): 35-9. Disponível em: https://jhi.sbis.org.br/index.php/jhi-sbis/article/view/601

Villa LSC, Mello ADC, Gonçalves JV, Silva TMG, Bernuci MP. Avaliação da qualidade dos vídeos sobre câncer de mama mais visualizados no YouTube: relevância para promoção da saúde da mulher. Rev Electron Comun Inf Inov Saude [internet]. 2021; 15(3): 648-664. DOI: https://doi.org/10.29397/reciis.v15i3.2342

Lopes LMD, Vidotto KNS, Pozzebon E, Ferenhof HA. Inovações educacionais com o uso da realidade aumentada: Uma revisão sistemática. Educ Rev [internet]. 2019; 35: 1-33. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-4698197403

Knobel R, Costa RRO. Residência médica: ensino e avaliação de competências. 1° ed. São Paulo (SP): Editora Manole; 2022.

Razera APR, Trettene AS, Mondini CCSD, Cintra FMRN, Razera FPM, Tabaquim MLM. Construção de um vídeo educativo sobre os cuidados pós-operatórios de queiloplastia e palatoplastia. Texto Context Enferm [Intenet]. 2019; 28(1): 1-13. DOI: https://doi.org/10.1590/1980-265X-TCE-2018-0301

Costa RRO, Mata ANS, Almeida RGS, Coutinho VRD, Alves LYM, Mazzo A. Laboratório de habilidades e simulação clínica em época de Covid-19: possibilidades e recomendações práticas. Medicina [Internet]. 2021; 54(1): 1-14. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/177075

Hau HM, Weitz J, Bork U. Impact of the COVID-19 pandemic on student and resident teaching and training in surgical oncology. J Clin Med [internet]. 2020; 9(11): 3431. DOI: https://doi.org/10.3390%2Fjcm9113431

Garcia-Jr CAS, Pasquini GC, Marx LO, Silva LAP, Almeida MHR, Selau BG, Ceccon RF. O ensino remoto na formação médica durante a pandemia da Covid-19. Rev Bras Educ Med [internet]. 2022; 46(1): 1-9. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5271v46.4-20210491

Silva DSM, Sé EVG, Lima VV, Borim FSA, Oliveira MS, Padilha RQ. Metodologias ativas e tecnologias digitais na educação médica: novos desafios em tempos de pandemia. Rev Bras Educ Med [internet]. 2022; 46(1): 1-9. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5271v46.2-20210018

Hilburg R, Patel N, Ambruso S, Biewald MA, Farouk SS. Medical education during the coronavirus disease-2019 pandemic: learning from a distance. Adv Chronic Kidney Dis [internet]. 2020; 27 (5): 412-417. DOI: https://doi.org/10.1053%2Fj.ackd.2020.05.017

Campos ASF, Sobrinho JMDR, Romão RF, Silva CHND, Alves JCP, Rodrigues RL. O ensino remoto no curso de Medicina de uma universidade brasileira em tempos de pandemia. Rev Bras Educ Med [internet]. 2022; 46 (1): 1-8. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5271v46.1-20210243

Lasheen NN, Fawzy MM, Ibrahim MB. The use of instructional videos to compensate for flexible physiology learning during the pandemic of COVID 19. BMC Medical Education. 2024; 24(1): 1-10. DOI: https://doi.org/10.1186/s12909-023-04924-8

Kuo YL, Lin CH, Wang YY, Shieh GJ, Chu WM. Use of YouTube by academic medical centres during the COVID-19 pandemic: an observational study in Taiwan. BMJ Open. 2023;13(4). DOI: https://doi.org/10.1136/bmjopen-2022-071085.

Motta-Passos I, Martinez MLL, Andrade SCS, Pinho ACS, Martins MA. Percepção do ensino remoto emergencial por discentes em uma escola de ensino superior de saúde. Rev Bras Educ Med [internet]. 2023; 47(1): 1-8. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5271v47.1-20220261

Salvador PTCO, Costa TD, Gomes ATL, Assis YMS, Santos VEP. Segurança do paciente: caracterização de vídeos do YouTube. Rev Gaúcha Enferm [internet]. 2017; 3 (1): 1-8. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1983- 1447.2017.01.61713

Publicado

2024-09-18

Como Citar

da Silva, P. F. P., Gomes, J. J. D. ., Feitosa, K. F. da S. ., Silva, R. J. de A. ., Macedo, B. E. S. ., Lucena, E. E. de S. ., & Costa, R. R. de O. (2024). Análise de vídeos de inserção de dispositivo intrauterino e punção lombar hospedados no Youtube. Revista Contexto &Amp; Saúde, 24(49), e14813. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2024.49.14813

Edição

Seção

Artigo Original