Iniciação sexual de adolescentes escolares em contexto de diversidade sexual e de gênero
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2025.50.15495Palavras-chave:
Adolescentes, Diversidade de gênero, Minorias sexuais e de gênero, Sexualidade, Vulnerabilidade em saúdeResumo
A adolescência é marcada por diversas transformações biopsicossociais que influenciam na tomada de decisões. O despertar da sexualidade e a iniciação sexual precoce são fatores que expõem o adolescente a situações vulneráveis em saúde. O estudo tem como objetivo compreender as vivências e os fatores que exercem influência na iniciação sexual de adolescentes em contexto de diversidade sexual e de gênero à luz do pensamento de Madeleine Leininger. Trata-se de um estudo qualitativo desenvolvido com adolescentes de escola pública do Recife, Pernambuco, Brasil, por meio de entrevistas semiestruturadas no período de junho a dezembro de 2019. Os resultados foram submetidos à análise de conteúdo de Bardin e processados no Iramuteq na interface de análise de similitude. Emergiram três eixos temáticos: Fatores que concorreram para a iniciação sexual precoce; Conflitos decorrentes da orientação sexual, identidade e expressão de gênero e Conhecimentos sobre saúde sexual e reprodutiva. A iniciação sexual precoce do adolescente não é restrita à faixa etária, pois reconhecer os fatores de vulnerabilidade pode auxiliar na compreensão da sexualidade no contexto da diversidade sexual de gênero.
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