A CONDUTA FISIOTERAPÊUTICA CONVENCIONAL E A OSTEOPÁTICA NO TRATAMENTO DE PACIENTES COM DOR LOMBAR CRÔNICA
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.20.551-558Resumo
As algias da coluna vertebral são queixas freqüentes de grande parte da população, principalmente as relacionadas à região lombar. O objetivo desta pesquisa foi confrontar os efeitos da fisioterapia convencional com a osteopática no tratamento de lombalgias crônicas. Este é um estudo transversal, retrospectivo, onde foram analisadas as fichas de avaliação padrão de 20 pacientes, sendo 10 implantadas em uma clinica de fisioterapia do município de Santa Rosa e 10 em um consultório de osteopatia do município de Santo Ângelo, no período de março a julho de 2009. Foram realizados os seguintes testes em ambos os locais: Escala Visual Analógica (EVA), testes Dedo-Solo e Schöeber. Embasando-se nos valores alcançados, se pode constatar que ambas as terapias surtem resultados benéficos no tratamento de dor lombar, mas a osteopatia possui resultados em curto prazo mais satisfatórios. No entanto, não foi possível avaliar os resultados da osteopatia em longo prazo.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).