MICROBIOTA ORAL E SUA IMPLICAÇÃO NO BINÔMIO SAÚDE-DOENÇA
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2019.36.91-99Palavras-chave:
Odontologia, Microbiologia, Microbiota, Saúde bucal, Infecção focalResumo
A cavidade oral apresenta uma grande diversidade de microrganismos. A microbiota bucal encontra-se normalmente em harmonia com o hospedeiro, porém, em condições anormais tem o potencial de gerar infecções bucais e sistêmicas graves. O presente estudo teve como objetivo verificar a importância da microbiota oral no processo saúde-doença. Foi realizada uma revisão de literatura, por meio de pesquisa nas bases de dados: LILACS, BBO, Scientific Electronic Library Online (Scielo) e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), tendo como critérios de inclusão: artigos científicos que tratassem sobre a temática, publicados entre 2000 e 2018 em português, inglês e espanhol. Os resultados demonstraram que a microbiota oral sofre influência da temperatura, pH, presença de oxigênio, disponibilidade de nutrientes e os mecanismos de defesa do hospedeiro. Ao ocorrer desregulações desses parâmetros a microbiota é alterada, o que desencadeia a colonização por patógenos. As infecções sistêmicas (cardiopatias e infecções respiratórias) correlacionadas apresentam relações diretas e bidirecionais, onde o desfecho quase sempre é o óbito. Entretanto, observa-se a necessidade de pesquisas mais detalhadas para esclarecer esta real influência.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).