PERFIL DE URGÊNCIAS ODONTOLÓGICAS NO ESTADO DA PARAÍBA: UMA ANÁLISE DO PMAQ-AB
an analysis from PMAQ-AB
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2019.37.189-195Palavras-chave:
Serviços de Saúde Bucal, Uso de Serviços de Saúde, Assistência Odontológica, Atendimento de urgênciaResumo
Objetivo: Avaliar os fatores associados à procura por atendimentos de urgência odontológica na Atenção Primária à Saúde. Metodologia: Foi realizado estudo transversal analítico, a partir dos microdados do 2° ciclo de avaliação externa do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB) no estado da Paraíba. Dados de relato de casos de urgência odontológica (n=1.531) e da procura por atendimento após episódio de urgência (n=824) foram avaliados segundo características sociodemográficas (sexo, idade, estado civil, cor da pele, analfabetismo, renda e cadastro no bolsa família). Os dados foram analisados por meio de regressão logística multivariada, pela qual foram obtidas as medidas de razão de chances (OR) e intervalo de confiança (IC95%), considerando-se p<0,05. Resultados: Indivíduos que informaram não saber ler apresentaram maior chance (OR=1,430, IC95%= 1,113-1,836) de relatar alguma urgência odontológica. As variáveis idade e renda compuseram o modelo ajustado de regressão, porém sem significância (p>0,05). Entre os indivíduos que relataram urgência odontológica, 57,9% informaram procurar atendimento odontológico após o episódio de urgência. A procura por atendimento odontológico em casos de urgência se deu preferencialmente por indivíduos com maior idade (OR=1,014, IC95%= 1,003-1,026). Conclusões: As urgências odontológicas foram mais frequentes entre indivíduos que não sabem ler, o que reflete uma iniquidade em saúde. A maior procura dos idosos por serviços odontológicos nos casos de urgência revela o acesso preferencial dessa população via SUS.
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