The National Education Plan (PNE) and higher education between brazilian regions

Authors

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2022.58.13068

Keywords:

Higher Education, Regional inequality, Democratization of Higher Education.

Abstract

The National Education Plan (PNE) 2014-2024 provides as one of the goals for higher education, to raise the gross enrollment rate, especially in the public segment. However, when observing the data related to the achievement of this goal, there is a context of regional inequality in Brazilian higher education, notably more expressive in the North region of the country. The history and models of universities are used as important sources of investigation to reflect on the current status of higher education and, in particular, on the fulfillment of this goal. This research is characterized as exploratory and descriptive and was carried out through a bibliographic and documental survey, with a quali-quantitative approach. As a result, the existence of heterogeneities between the regions of the country was demonstrated, as well as the need to implement public policies that enable the expansion of access from the perspective of democratization, combating regional inequality in higher education in the country. Furthermore, it is important to consider the need to contain private sector growth and public sector expansion to equalize these asymmetries.

Author Biographies

Monica Aparecida da Rocha , UFT

Doutora em Ciências Sociais pela UnB (2007). Realizou Pós-Doutorado (2017) e estágio doutoral (2006) na Universidad Nacional Autonóma do México - UNAM. Possui Mestrado em Integração da América Latina pela USP (1999) e Graduação em Ciências Sociais pela UFG (1996). Atualmente, é professora e pesquisadora da Universidade Federal do Tocantins (UFT), lotada no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e no curso de graduação em Ciências Econômicas. Anteriormente, ocupou o cargo de coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da UFT (2013-2015), período o qual foi aprovado pela CAPES o projeto do curso de doutorado em Desenvolvimento Regional. Participou da equipe que elaborou o Projeto do curso de Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas (UFT). Implantou e coordenou o DINTER em Sociologia (UNITINS-UnB), na Universidade Estadual do Tocantins (2008-2010). É filiada a Associação Nacional de Administração em Educação (Anpae) e foi vice-coordenadora da ANPAE/Tocantins e, atualmente, é vice-diretora. É membro da Associación Mexicana de Ciencias para o Desarollo Regional - AMECIDER. É líder do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas e Desenvolvimento no Diretório de Grupos de Pesquisa do Brasil/CNPq, desde 2010. Coordenadora do Eixo Temático ?Universidades, Integração e Desenvolvimento Regional? no Fórum Universitário Mercosul (FoMERCO), que é membro desde 2007. Pesquisa na área de Políticas Públicas, com ênfase em Avaliação de Políticas e Programas Governamentais. Principais eixos temáticos: Políticas Públicas para a Educação Superior em perspectiva comparada; Políticas Sociais, Relações Intergovernamentais e Federalismo brasileiro; O papel da Universidade no Desenvolvimento Regional; O poder legislativo do Tocantins e o Desenvolvimento Regional.

Fernando Silva Lima, IFMA

Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade do Tocantins (UNITINS) com mestrado em Desenvolvimento Regional pelo Centro Universitário Alves Faria (UNIALFA), Doutorando em Densenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Atualmente é Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA). Tem experiência na área de Contabilidade, com ênfase em Interfaces entre Contabilidade e administração, Desenvolvimento Regional e Urbano e Gestão de Políticas Públicas. Atualmente coordena os grupos de pesquisas: "Ambientes e Desenvolvimento Regional" e "Administração e negócios no Sul-Maranhense" ambos do IFMA vinculado a CAPES.

Published

2022-11-03

How to Cite

Trombini Duarte, M. M. S. L., da Rocha , M. A. ., & Lima, F. S. (2022). The National Education Plan (PNE) and higher education between brazilian regions. Development in Question Journal, 20(58), e13068. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2022.58.13068