O Plano Nacional de Educação (PNE) e o ensino superior entre as regiões brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2022.58.13068Palabras clave:
Educação Superior, Desigualdade regional, Democratização do Ensino SupeiorResumen
O Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024 prevê como uma das metas para o Ensino Superior, elevar a taxa bruta de matrícula, em especial no segmento público. Ao se observar, contudo, os dados relativos ao cumprimento dessa meta, constata-se um contexto de desigualdade regional na educação superior brasileira, notadamente mais expressivo na Região Norte do país. A história e os modelos de universidades são utilizados como importantes fontes de investigação para refletir sobre a atualidade do Ensino Superior. Essa pesquisa caracteriza-se como exploratória e descritiva, e foi realizada por meio do levantamento bibliográfico e documental, com uma abordagem quali-quantitativa. Como resultado, foi demonstrada a existência de heterogeneidades entre as regiões do país bem como a necessidade de criação de políticas públicas que possibilitem a ampliação do acesso na perspectiva da democratização, combatendo a desigualdade regional da educação superior no país. Ademais, é importante considerar a necessidade da contenção do crescimento do setor privado e da expansão do setor público a fim de equalizar essas assimetrias.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Desenvolvimento em Questão
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).