O Plano Nacional de Educação (PNE) e o ensino superior entre as regiões brasileiras
DOI :
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2022.58.13068Mots-clés :
Educação Superior, Desigualdade regional, Democratização do Ensino SupeiorRésumé
O Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024 prevê como uma das metas para o Ensino Superior, elevar a taxa bruta de matrícula, em especial no segmento público. Ao se observar, contudo, os dados relativos ao cumprimento dessa meta, constata-se um contexto de desigualdade regional na educação superior brasileira, notadamente mais expressivo na Região Norte do país. A história e os modelos de universidades são utilizados como importantes fontes de investigação para refletir sobre a atualidade do Ensino Superior. Essa pesquisa caracteriza-se como exploratória e descritiva, e foi realizada por meio do levantamento bibliográfico e documental, com uma abordagem quali-quantitativa. Como resultado, foi demonstrada a existência de heterogeneidades entre as regiões do país bem como a necessidade de criação de políticas públicas que possibilitem a ampliação do acesso na perspectiva da democratização, combatendo a desigualdade regional da educação superior no país. Ademais, é importante considerar a necessidade da contenção do crescimento do setor privado e da expansão do setor público a fim de equalizar essas assimetrias.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Desenvolvimento em Questão 2022

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Ao publicar na Revista Desenvolvimento em Questão, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de 2025): Os autores mantêm os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem a Revista Desenvolvimento em Questão o direito de primeira publicação.