Desafios e Críticas ao Modelo de Hélice Tríplice: uma revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2020.52.233-248Palabras clave:
Hélice Tríplice, Críticas, DesafiosResumen
As críticas e desafios ao modelo de HT precisam ser consideradas, compreendidas e transpostas, de forma que novos modelos como a Hélice Quádrupla e Quíntupla possam ser implantados, direcionando a melhores resultados para o processo de geração da inovação e do conhecimento. Por esta lente, este artigo tem como objetivo identificar os principais desafios e críticas associadas ao modelo de HT a partir de uma revisão integrativa. Para tanto, os estudos foram sistematizados de forma a identificar os principais objetivos da pesquisa; abordagens teóricas; metodologia e objeto de estudo; as críticas da HT; e contextos associados. Adicionalmente foi proposta uma síntese como agenda futura. Resultados apresentam um panorama onde os estudos sobre as críticas estão concentrados na Europa e, entre as principais críticas ao modelo estão: diferenças nos objetivos; falhas na cooperação e problemas de comunicação entre os atores da HT; falha ao considerar o contexto e aspectos globais; falta de um ator ou representante líder; ser um modelo top down e não considerar os problemas culturais. Ademais, os contextos desafiadores para o modelo de HT são as regiões periféricas onde há baixa densidade de P&D, regiões onde a universidade tenha um papel secundário, além de localidades com atores que apresentam sistemas burocráticos.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).