Padrão e Determinantes da Infraestrutura Urbana dos Municípios Paraenses
STANDARD AND DETERMINANTS OF URBAN INFRASTRUCTURE OF MUNICIPALITIES IN PARÁ
DOI :
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2021.55.11259Mots-clés :
Amazônia. Análise Fatorial. Desenvolvimento Regional. Desenvolvimento Socioeconômico.Résumé
O artigo analisa o desenvolvimento dos municípios paraenses a partir de aspectos determinantes de sua infraestrutura urbana. Neste sentido, foi elaborado um Índice de Infraestrutura Urbana (IIU) para aferir o desenvolvimento relativo da infraestrutura disponível, verificar quais fatores determinam este desenvolvimento e hierarquizar os municípios de acordo com diferentes graus de infraestrutura (Alto, Médio e Baixo). O modelo foi concebido a partir de análise fatorial que identificou dois fatores que explicam 91,12% da variância total dos dados. Os resultados revelam que a grande maioria dos municípios (61,11%) foi classificada com baixo grau de infraestrutura e que apenas 3,47% foram considerados com alto grau, sendo que boa parte desses estão localizados na Região Metropolitana de Belém (RMB) onde, historicamente, tem se concentrado os maiores investimentos públicos e privados. Esta realidade demonstra a necessidade de se implantar medidas mais efetivas e sinérgicas nos investimentos públicos, realizados pela União, Estado e municípios, como forma de estimular o ambiente econômico propício para enfrentar desafios vitais ligados à qualidade de vida dos paraenses, tendo em conta que o estado do Pará e a Amazônia, de maneira geral, exibem baixo desempenho nos mais variados indicadores socioambientais e econômicos.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).