O Prato do Trabalhador: Conectando Urbano e Rural por meio do Vale-Alimentação da Papayas
DOI :
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2022.58.11834Mots-clés :
Alimentação, Saúde, Sistema alimentar, Programa de Alimentação do Trabalhador, Desenvolvimento RuralRésumé
Apesar do reconhecimento sobre as relações entre o sistema alimentar, a saúde e a sustentabilidade do ambiente, a construção de estratégias integradas para superação de problemas enfrenta dificuldades. Em um cenário de incertezas acerca da continuidade de políticas públicas promotoras da agroecologia e da alimentação adequada e saudável, vislumbra-se como horizonte o fortalecimento de iniciativas, em âmbito local, para a promoção de sistemas alimentares sustentáveis. Nesse contexto, o Programa de Alimentação do Trabalhador assume relevância pelo potencial de alcançar distintos elos do sistema alimentar, beneficiando a alimentação das famílias. Com o objetivo de explorar alternativas às relações de produção e consumo para promover saúde rural e urbana, a pesquisa dedicou-se a aprofundar o conhecimento acerca de uma experiência emergente no que diz respeito à alimentação do trabalhador. Para tal, foi realizado um estudo de caso sobre o modelo de vale-alimentação adotado pelo empreendimento Papayas no município de Porto Alegre (RS), utilizando-se entrevistas semiestruturadas e análise de conteúdo. Os resultados apontam o potencial da iniciativa analisada como modelo a ser multiplicado, reforçando o papel significativo que a alimentação do trabalhador pode assumir no resgate de conexões urbano-rural e no fortalecimento de sistemas alimentares sustentáveis promotores de saúde e de desenvolvimento rural.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Desenvolvimento em Questão 2022
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).