O Prato do Trabalhador: Conectando Urbano e Rural por meio do Vale-Alimentação da Papayas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2022.58.11834

Palavras-chave:

Alimentação, Saúde, Sistema alimentar, Programa de Alimentação do Trabalhador, Desenvolvimento Rural

Resumo

Apesar do reconhecimento sobre as relações entre o sistema alimentar, a saúde e a sustentabilidade do ambiente, a construção de estratégias integradas para superação de problemas enfrenta dificuldades. Em um cenário de incertezas acerca da continuidade de políticas públicas promotoras da agroecologia e da alimentação adequada e saudável, vislumbra-se como horizonte o fortalecimento de iniciativas, em âmbito local, para a promoção de sistemas alimentares sustentáveis. Nesse contexto, o Programa de Alimentação do Trabalhador assume relevância pelo potencial de alcançar distintos elos do sistema alimentar, beneficiando a alimentação das famílias. Com o objetivo de explorar alternativas às relações de produção e consumo para promover saúde rural e urbana, a pesquisa dedicou-se a aprofundar o conhecimento acerca de uma experiência emergente no que diz respeito à alimentação do trabalhador. Para tal, foi realizado um estudo de caso sobre o modelo de vale-alimentação adotado pelo empreendimento Papayas no município de Porto Alegre (RS), utilizando-se entrevistas semiestruturadas e análise de conteúdo. Os resultados apontam o potencial da iniciativa analisada como modelo a ser multiplicado, reforçando o papel significativo que a alimentação do trabalhador pode assumir no resgate de conexões urbano-rural e no fortalecimento de sistemas alimentares sustentáveis promotores de saúde e de desenvolvimento rural.

Biografia do Autor

Angélica Cristina da Siqueira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Mestranda em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Vanessa Magnus Hendler, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FRGS)

Mestranda em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FRGS).

Liamara Scalon, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Mestranda em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Caetano Flores de Moura, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Mestrando em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Fabiana Thomé da Cruz, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Doutora em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Downloads

Publicado

2022-09-15

Como Citar

Siqueira, A. C. da, Hendler, V. M., Scalon, L., Moura, C. F. de, & Cruz, F. T. da. (2022). O Prato do Trabalhador: Conectando Urbano e Rural por meio do Vale-Alimentação da Papayas. Desenvolvimento Em Questão, 20(58), e11834. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2022.58.11834

Edição

Seção

Artigos