“Sustainable Beef”: práticas para a sustentabilidade na cadeia da carne bovina gaúcha
DOI :
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2016.35.274-306Mots-clés :
Cadeia da Carne, Sustentabilidade, Stakeholders.Résumé
É cada vez mais notória a necessidade de discussões sobre práticas para a sustentabilidade em diferentes setores econômicos e contexto empresariais. Com esta perspectiva, este artigo objetiva analisar como diferentes membros da cadeia de carne bovina do Rio Grande do Sul estão envolvidos com práticas responsáveis em busca de uma cadeia mais sustentável. Para tanto, uma pesquisa qualitativa foi conduzida com diferentes stakeholders durante a feira de negócios Expointer, no sentido de entender como ocorreu o processo de interação entre esses e outros atores, e como a sustentabilidade vem sendo introduzida na produção de carne bovina, no ano de 2012. Os resultados indicam que, dentro de suas atribuições, cada um dos elos tem buscado se adequar, mesmo que com motivação econômica, ao novo contexto que surge. Além disso, identificou-se que as ações estão sendo desenvolvidas de forma incipiente, no entanto, englobam tanto as dimensões ambiental e social, como a prática de bem-estar animal, para uma cadeia mais sustentável.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).