EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E O MAL-ESTAR EM EDUCAR NA PÓS-MODERNIDADE: UMA DISCUSSÃO INTERDISCIPLINAR A PARTIR DA PSICANÁLISE
DOI:
https://doi.org/10.21527/2317-5389.2014.3.158-176Resumo
Objetiva-se operar uma reflexão sobre o ato de educar em direitos humanos na pós-modernidade, considerando as demandas desse contexto de fragilização do laço social; adota-se como método a análise teórica-crítica de conceitos e autores que problematizam a condição psicossocial contemporânea como da ordem do mal-estar; Contextualiza-se historicamente a noção de direitos humanos no cenário internacional e brasileiro, em especial, na perspectiva da educação em direitos humanos preconizado pela Secretaria Especial de Direitos Humanos e o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos; discute-se a situação do ethos contemporâneo denominado de “pós-moderno”, onde destaca-se suas diversas características e sua relação com o que se denomina de fragilização do laço social que impõe ao ato educativo um mal-estar; como resultado, a partir de autores e conceitos da sociologia, psicossociologia e psicanálise postula-se como existente esse mal-estar inerente no processo educativo e em especial, na ótica dos direitos humanos; discute-se ainda a necessidade de articulação de uma educação que articule espaços formais e informais, academia e sociedade civil a partir dos postulados da Conferência de Jomtien, para apontar o caso da Família contemporânea como exemplo em que Direito e Psicologia podem atuar de forma interdisciplinar; conclui-se, defendendo uma articulação entre as disciplinas Psicologia, Direito e Educação a um processo educativo promotor de laço social digno, saudável e cidadão.
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