EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E O MAL-ESTAR EM EDUCAR NA PÓS-MODERNIDADE: UMA DISCUSSÃO INTERDISCIPLINAR A PARTIR DA PSICANÁLISE
DOI:
https://doi.org/10.21527/2317-5389.2014.3.158-176Abstract
Objetiva-se operar uma reflexão sobre o ato de educar em direitos humanos na pós-modernidade, considerando as demandas desse contexto de fragilização do laço social; adota-se como método a análise teórica-crítica de conceitos e autores que problematizam a condição psicossocial contemporânea como da ordem do mal-estar; Contextualiza-se historicamente a noção de direitos humanos no cenário internacional e brasileiro, em especial, na perspectiva da educação em direitos humanos preconizado pela Secretaria Especial de Direitos Humanos e o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos; discute-se a situação do ethos contemporâneo denominado de “pós-moderno”, onde destaca-se suas diversas características e sua relação com o que se denomina de fragilização do laço social que impõe ao ato educativo um mal-estar; como resultado, a partir de autores e conceitos da sociologia, psicossociologia e psicanálise postula-se como existente esse mal-estar inerente no processo educativo e em especial, na ótica dos direitos humanos; discute-se ainda a necessidade de articulação de uma educação que articule espaços formais e informais, academia e sociedade civil a partir dos postulados da Conferência de Jomtien, para apontar o caso da Família contemporânea como exemplo em que Direito e Psicologia podem atuar de forma interdisciplinar; conclui-se, defendendo uma articulação entre as disciplinas Psicologia, Direito e Educação a um processo educativo promotor de laço social digno, saudável e cidadão.
Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By publishing in the Revista Direitos Humanos e Democracia, authors agree to the following terms:
Articles are licensed under the Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), which allows:
Share — copy and redistribute the material in any medium or format;
Adapt — remix, transform, and build upon the material for any purpose, including commercial use.
These permissions are irrevocable, provided the following terms are respected:
Attribution — authors must be properly credited, with a link to the license and indication of any modifications made;
No additional restrictions — no legal or technological measures may be applied that restrict the use permitted by the license.
Notices:
The license does not apply to elements in the public domain or covered by legal exceptions.
The license does not grant all rights required for specific uses (e.g., image rights, privacy, or moral rights).
The journal is not responsible for opinions expressed in the articles, which remain the sole responsibility of the authors. The Editor, with the support of the Editorial Committee, reserves the right to suggest or request modifications when necessary.
Only original scientific articles presenting research results of interest, not previously published or simultaneously submitted to another journal with the same purpose, will be accepted.
References to trademarks or specific products are intended solely for identification purposes and do not imply any promotional endorsement by the authors or the journal.
License Agreement: Authors retain copyright over their articles and grant the Revista Direitos Humanos e Democracia the right of first publication.










