EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E O MAL-ESTAR EM EDUCAR NA PÓS-MODERNIDADE: UMA DISCUSSÃO INTERDISCIPLINAR A PARTIR DA PSICANÁLISE
DOI:
https://doi.org/10.21527/2317-5389.2014.3.158-176Abstract
Objetiva-se operar uma reflexão sobre o ato de educar em direitos humanos na pós-modernidade, considerando as demandas desse contexto de fragilização do laço social; adota-se como método a análise teórica-crítica de conceitos e autores que problematizam a condição psicossocial contemporânea como da ordem do mal-estar; Contextualiza-se historicamente a noção de direitos humanos no cenário internacional e brasileiro, em especial, na perspectiva da educação em direitos humanos preconizado pela Secretaria Especial de Direitos Humanos e o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos; discute-se a situação do ethos contemporâneo denominado de “pós-moderno”, onde destaca-se suas diversas características e sua relação com o que se denomina de fragilização do laço social que impõe ao ato educativo um mal-estar; como resultado, a partir de autores e conceitos da sociologia, psicossociologia e psicanálise postula-se como existente esse mal-estar inerente no processo educativo e em especial, na ótica dos direitos humanos; discute-se ainda a necessidade de articulação de uma educação que articule espaços formais e informais, academia e sociedade civil a partir dos postulados da Conferência de Jomtien, para apontar o caso da Família contemporânea como exemplo em que Direito e Psicologia podem atuar de forma interdisciplinar; conclui-se, defendendo uma articulação entre as disciplinas Psicologia, Direito e Educação a um processo educativo promotor de laço social digno, saudável e cidadão.
Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in Revista Revista Direitos Humanos e Democracia agree to the following terms:
The works published in Revista Direitos Humanos e Democracia follow the license for journals and research in all environments, whether commercial or non-commercial, that make up the international scientific communication system. The journal is licensed under the Creative Commons Attribution 4.0 International License.
The editorial team authorizes free access and wide distribution of the published content, provided that the source is cited, i.e., credit is given to the authors and Revista Direitos Humanos e Democracia, and the text is preserved in its entirety. Authors are allowed to deposit pre-print and post-print versions in institutional or thematic repositories or on their personal webpage (website, blog), as long as it is open access and without any embargo period.
Authors retain copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution 4.0 International License, which allows sharing the work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
Authors are authorized to enter into separate additional contracts for non-exclusive distribution of the work published in this journal (e.g., publishing in an institutional repository or as a book chapter), with recognition of authorship and initial publication in this journal.
Authors are permitted and encouraged to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal webpage) at any point before or during the editorial process, as this may lead to productive changes, as well as increase the impact and citation of the published work (See The Effect of Open Access).