A DESIGUALDADE DE GÊNERO NA FÓRMULA 1, FUTEBOL E RUGBY: DESCONSTRUÇÃO DISCURSIVA

GENDER INEQUALITY IN FORMULA 1, FOOTBALL AND RUGBY: DISCURSIVE DECONSTRUCTION

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-6622.2021.56.10098

Palavras-chave:

Igualdade substancial. Feminilidade. Futebol. Fórmula 1. Rugby.

Resumo

O presente trabalho trata da desigualdade de gênero nos esportes, possuindo um viés interdisciplinar entre Direito Constitucional e seu diálogo com questões de Gênero. A pesquisa justifica-se pela existência de discursos que tendem a perpetuar a desigualdade de gênero no mundo esportivo. Objetiva-se demonstrar referidos discursos, a partir de uma revisão bibliográfica, e a importância de desconstruí-los. Parte-se do seguinte problema: as desigualdades de gênero nos esportes têm bases biológicas ou são construídas a partir de reflexos de uma sociedade patriarcal? A hipótese – que se confirmou - é de que há um discurso – criado em um contexto de desejo de manutenção de poder masculino – que contribui para as desigualdades de gênero no campo esportivo. Nesse sentido verificam-se afirmações de uma suposta incapacidade da mulher que a impediria de participar de modalidades, além de outras barreiras à inclusão feminina, como questionamentos acerca de seus corpos que fugiriam de um padrão de feminilidade. Para o desenvolvimento da pesquisa trabalha-se com o ideal de igualdade, investigam-se questões de gênero no universo esportivo, bem como se adentram em especificidades de modalidades como futebol, rugby e Fórmula 1. Utilizou-se o método dedutivo, além de pesquisas bibliográficas e eletrônicas em teses, livros, dissertações, periódicos e notícias.

Biografia do Autor

Carla Bertoncini, Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP

Bacharel em Direito pela Instituição Toledo de Ensino - ITE (1992), Mestre em Direito pela Instituição Toledo de Ensino - ITE (2001) e Doutora em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (subárea de concentração Direito Civil) - PUC (2011). Atualmente é professora adjunta do curso de Pós-graduação stricto sensu (Mestrado) e do curso de graduação da Faculdade de Direito do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP, Campus de Jacarezinho e professora de Direito Civil (Direito de Família e Sucessões) das Faculdades Integradas de Ourinhos (FIO), além de ser advogada.

Tayana Roberta Muniz Caldonazzo, Universidade Estadual do Norte do Paraná.

Graduou-se em Direito pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp) - campus de Jacarezinho. Atualmente é Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência Jurídica da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Área de Concentração: Teorias da Justiça: Justiça e Exclusão. Linha de pesquisa: Função Política do Direito. É bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Participa do Grupo de Pesquisa Intervenção do Estado na Vida das Pessoas. Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/9759779920993502.

Downloads

Publicado

2021-12-16

Como Citar

Bertoncini, C., & Caldonazzo, T. R. M. (2021). A DESIGUALDADE DE GÊNERO NA FÓRMULA 1, FUTEBOL E RUGBY: DESCONSTRUÇÃO DISCURSIVA: GENDER INEQUALITY IN FORMULA 1, FOOTBALL AND RUGBY: DISCURSIVE DECONSTRUCTION. Revista Direito Em Debate, 30(56), 26–41. https://doi.org/10.21527/2176-6622.2021.56.10098