A desestatização da Codesa: Privatização de serviço público e hibridismo na exploração das atividades portuárias

Autores

  • Nilson Vieira Ferreira de Mello Júnior Escola de Direito do Rio de Janeiro de Fundação Getúlio Vargas

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-6622.2024.62.15355

Palavras-chave:

regulação, estratégia regulatória , serviço público , portos, modelos de privatização

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de examinar o processo de desestatização da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa), investigando as características que o tornam inédito no contexto de um amplo processo de privatizações e modernização do setor portuário brasileiro, iniciado nos anos 1990. Proceder-se-á neste sentido a uma investigação acerca do hibridismo de modelos de exploração que rege o setor, refletindo a ambiguidade conceitual presente na matriz constitucional e no marco legal infraconstitucional, em especial no que tange ao conceito de “serviço público” aplicado aos serviços portuários. O método a ser empregado é o de pesquisa básica, visando à melhor compreensão da matéria. A hipótese adotada é de que serviços portuários representam sempre serviços públicos, tendo em vista o grande interesse social envolvido, não importando o regime jurídico que lhes seja aplicado – arrendamento ou autorização. O leilão de transferência da Codesa à iniciativa privada acentua o hibridismo setorial e evidencia a ocorrência de prestação de serviço público em regime privado.

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Publicado

2024-09-16

Como Citar

de Mello Júnior, N. V. F. (2024). A desestatização da Codesa: Privatização de serviço público e hibridismo na exploração das atividades portuárias. Revista Direito Em Debate, 33(62), e15355. https://doi.org/10.21527/2176-6622.2024.62.15355