ENSINO JURÍDICO NA BAHIA: A (DES)VALORIZAÇÃO DA DOCÊNCIA COMO CARREIRA PROFISSIONAL
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-6622.2019.52.210-223Keywords:
Legal Education, Law, Teaching, Devaluation Teaching, Teacher Training, teaching professionalizationAbstract
The lack of law degree courses in the country suggests the need for the creation and implementation of didactic-pedagogical training tools for undergraduate law graduates. This possibility is provided by the National Curriculum Guidelines, which allow the presence of aspects that make the course curriculum flexible and deserves to be explored, given that these professionals will be responsible for the formation of future generations of lawyers. The present work sought to investigate the existence of stimulus within the fourteen undergraduate law courses administered by the public universities of the state of Bahia in relation to the teaching career, as a professional career. Therefore, a literature review was conducted on the theme, and the Pedagogical Projects of these courses were analyzed, as well as the edicts of competitions for admission to higher teaching in its faculty. Research has shown that the vast majority of the analyzed courses do not have curriculum components or complementary activities that refer to teaching practice during graduation. The competition notices, however, value the professional who has the most didactics, through tiebreakers, as well as in the way of calculating the grade attributed to the didactic test. It is argued that the implementation of compulsory components of didactic-pedagogical preparation is vital to increase the quality of legal education in order to allow proper training for future generations of law students.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Direito em Debate do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Direito em Debate e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
e. O(s) A(s) autores(as) declaram que o texto que está sendo submetido à Revista Direito em Debate respeita as normas de ética em pesquisa e que assumem toda e qualquer responsabilidade quanto ao previsto na resolução Nº 510/2016, do Conselho Nacional de Ética em Pesquisa.
f. Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Revista.
g. A Revista Direitos em Debate é uma publicação de acesso aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários têm permissão para ler, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, criar links para os textos completos dos artigos, ou utilizá-los para qualquer outro propósito legal, sem pedir permissão prévia do editor ou o autor. Estes princípios estão de acordo com a definição BOAI de acesso aberto.