O AGRICULTOR FAMILIAR DIANTE DA LEGISLAÇÃO AMBIENTAL: REFLEXÕES À LUZ DO ‘DIREITO À DIGNIDADE’

Autores/as

  • Marlene de Paula Pereira Professora de Direito do Instituto Federal de Educação, Campus Barbacena - MG; graduada em Direito (UFV), Mestre em Direito (UERJ), Doutoranda em Extensão Rural (UFV). Email: marlene.pereira@ifsudestemg.edu.br.

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-6622.2020.54.192-204

Palabras clave:

legislação, agricultor, dignidade

Resumen

Este trabalho teve por objetivo refletir a respeito da vulnerabilidade dos agricultores familiares na esfera judicial, especificamente no que se refere aos conflitos em face da legislação ambiental, e os reflexos disso na efetivação concreta do princípio da dignidade humana.  A principal metodologia adotada foi a análise de processos e boletins de ocorrência relativos às questões ambientais. Os principais resultados apontam que a maior dificuldade enfrentada pelos agricultores familiares é a de acesso, seja à informação ou aos mecanismos legais de defesa, e, que isto reflete diretamente na efetividade do princípio da Dignidade Humana, consagrado pela legislação brasileira.

Biografía del autor/a

Marlene de Paula Pereira, Professora de Direito do Instituto Federal de Educação, Campus Barbacena - MG; graduada em Direito (UFV), Mestre em Direito (UERJ), Doutoranda em Extensão Rural (UFV). Email: marlene.pereira@ifsudestemg.edu.br.

Professora de Direito do Instituto Federal de Educação, Campus Barbacena - MG; graduada em Direito (UFV), Mestre em Direito (UERJ), Doutoranda em Extensão Rural (UFV). Email: marlene.pereira@ifsudestemg.edu.br.

 

Publicado

2020-11-13

Cómo citar

Pereira, M. de P. (2020). O AGRICULTOR FAMILIAR DIANTE DA LEGISLAÇÃO AMBIENTAL: REFLEXÕES À LUZ DO ‘DIREITO À DIGNIDADE’. Revista Direito Em Debate, 29(54), 192–204. https://doi.org/10.21527/2176-6622.2020.54.192-204

Número

Sección

DOSSIÊ AMÉRICA LATINA: JUSTIÇA SOCIOAMBIENTAL E DIREITOS HUMANOS