Educação e política: notas sobre a formação do homem e do cidadão em Rousseau
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2009.82.35-58Resumo
Nosso interesse no presente artigo é analisar alguns dos escritos rousseaunianos, nos quais o autor examina e desenvolve os temas da educação pública, como é o caso do Discurso sobre a economia política e das Considerações sobre o governo da Polônia, e da educação doméstica e natural, tal como ocorre no Emílio. Interessa mostrar como este tema vincula-se ao pensamento político do autor. Nestes escritos Rousseau estabelece vínculos necessários entre a vontade política dos governos e a boa formação de cidadãos virtuosos, competentes e preocupados com o destino da comunidade. Por outro lado, desenvolve também uma intensa crítica aos valores estabelecidos ao propor o que ele chamou de pedagogia negativa, conceito que permeia tanto o Emílio quanto as Considerações sobre o governo da Polônia.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Contexto & Educação, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de outubro/2025): Os autores mantém os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem a Revista Contexto & Educação o direito de primeira publicação.