Educação e política: notas sobre a formação do homem e do cidadão em Rousseau
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2009.82.35-58Resumen
Nosso interesse no presente artigo é analisar alguns dos escritos rousseaunianos, nos quais o autor examina e desenvolve os temas da educação pública, como é o caso do Discurso sobre a economia política e das Considerações sobre o governo da Polônia, e da educação doméstica e natural, tal como ocorre no Emílio. Interessa mostrar como este tema vincula-se ao pensamento político do autor. Nestes escritos Rousseau estabelece vínculos necessários entre a vontade política dos governos e a boa formação de cidadãos virtuosos, competentes e preocupados com o destino da comunidade. Por outro lado, desenvolve também uma intensa crítica aos valores estabelecidos ao propor o que ele chamou de pedagogia negativa, conceito que permeia tanto o Emílio quanto as Considerações sobre o governo da Polônia.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).