Educação e política: notas sobre a formação do homem e do cidadão em Rousseau

Autores/as

  • Evaldo Becker USP

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2009.82.35-58

Resumen

Nosso interesse no presente artigo é analisar alguns dos escritos rousseaunianos, nos quais o autor examina e desenvolve os temas da educação pública, como é o caso do Discurso sobre a economia política e das Considerações sobre o governo da Polônia, e da educação doméstica e natural, tal como ocorre no Emílio. Interessa mostrar como este tema vincula-se ao pensamento político do autor. Nestes escritos Rousseau estabelece vínculos necessários entre a vontade política dos governos e a boa formação de cidadãos virtuosos, competentes e preocupados com o destino da comunidade. Por outro lado,  desenvolve também uma intensa crítica aos valores estabelecidos ao propor o que ele chamou de pedagogia negativa, conceito que permeia tanto o Emílio quanto as Considerações sobre o governo da Polônia.

Biografía del autor/a

Evaldo Becker, USP

Pós-doutorando em Filosofia pela USP.

Publicado

2013-05-14

Cómo citar

Becker, E. (2013). Educação e política: notas sobre a formação do homem e do cidadão em Rousseau. Revista Contexto &Amp; Educación, 24(82), 35–58. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2009.82.35-58