Pedagogia da alternância e as implicações do processo de estadualização nas práticas educativas de uma escola família agrícola no Piauí
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.10240Palavras-chave:
Educação do Campo., Ensino-aprendizagem, Metodologias diferenciadas, Instrumentos pedagógicosResumo
Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa empreendida com o objetivo de analisar como as práticas educativas realizadas em uma Escola Família Agrícola (EFA) localizada na zona rural de Teresina – PI, fundamentadas em pressupostos da Pedagogia da Alternância, se articulam com os princípios da Educação do Campo, diante do processo de estadualização da instituição. Para tal, realizou-se uma pesquisa descritiva, de natureza qualitativa, cujos procedimentos de produção de dados foram: análise documental, entrevista semiestruturada e aplicação de questionário. A partir da análise dos dados, constatou-se que a EFA pesquisada utiliza algumas ferramentas da Pedagogia da Alternância, facilitadoras do ensino-aprendizagem; no entanto, é visível que o processo de estadualização fragilizou a realização das atividades educativas. Os resultados também evidenciaram a empatia dos discentes quanto às metodologias utilizadas por seus professores. Concluiu-se que, apesar das dificuldades, há mais proximidades que afastamentos entre os princípios da Pedagogia da Alternância desenvolvida pela EFA e os que regem a Educação do Campo.
Palavras-chave: Educação do Campo. Ensino-aprendizagem. Metodologias diferenciadas. Instrumentos pedagógicos.
Referências
ANDRADE, G. dos S; ANDRADE, E. de S. Historiando a Pedagogia da Alternância e a Escola Família Agrícola do Sertão da Bahia. Entrelaçando. n. 6, v. 2, p. 61-72, ano III, 2012.
ARROYO, M. G; CALDART, R.; MOLINA, C. M. (Orgs.). Por uma educação do campo. Petrópolis: Vozes, 2004.
BARBOSA, M. dos R. S. Projeto Escola Família Agrícola – EFA. Efalando, Teresina, n.º 6, p. 8, abr. 2016.
BRASIL. Parecer CNE/CEB n.º 36/2001. Diretrizes Operacionais da Educação Básica para as Escolas do Campo. Brasília: MEC/CNE. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/EducCampo01.pdf. Acesso em 10 jan.2020.
BRASIL. Resolução CNE/CEB n.º 1, de 3 de abril de 2002. Institui Diretrizes Operacionais para Educação Básica das Escolas do Campo. Brasília: MEC; CNE. Disponível em: http//portal.mec.gov.br/docman/agosto-2013-pdf/13800-rceb001-02-pdf. Acesso em 10 jan. 2020.
BRASIL. Resolução nº 2, de 28 de abril de 2008. Estabelece diretrizes complementares, normas e princípios para o desenvolvimento de políticas públicas de atendimento da Educação Básica do Campo. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/resolucao_2.pdf. Acesso em 10 jan. 2020.
CALVÓ, P. P. Introdução. In: PINEAU, G. Pedagogia da Alternância: alternância e desenvolvimento. Salvador: Dupligráfica Editora, 1999.
COSTA, M.; SANTOS, M. Escolas Família Agrícola, FUNACI – PIAUI. 2010. Disponível em: https://pesquisa-eaesp.fgv.br/sites/gvpesquisa.fgv.br/files/conexao-local/escolas_familia_agricola_funaci_piaui_2010.pdf. Acesso em: 15 mai. 2019.
LIMA, M. R. B.; MELO, K. R. A.; MUNHAE, C. de B. Pesquisa na Licenciatura em Educação do Campo: analisando práticas pedagógicas em uma Escola Família Agrícola. In. MELO, K. R. A.; MELO, R. A.; CATAPRETA, J. C. A. (Orgs.) Saberes e fazeres da educação do campo: reflexões sobre a formação de professores e a prática educativa. Teresina: EDUFPI, 2017.
FRAZÃO, G.A; DÁLIA, J. M. T. Políticas Públicas e organização social no Ensino Agrícola: reflexões sobre a construção e o desenvolvimento dos CEFFAS Fluminenses. 2010. Disponível em: http://www.alasru.org/wpcontent/uploads/2011/08/GT13-Gabriel-de-Almeida-Fraz%23U00e3o.pdf. Acesso em: 12 jan.2020.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
GIMONET, J.C. Praticar e compreender a Pedagogia da Alternância dos CEFFAs. Petrópolis: Editora Vozes; Paris: AIMFR, 2007.
GIMONET, J. C. Nascimento e desenvolvimento de um movimento educativo: as Casas Familiares Rurais de Educação e de Orientação. In: PINEAU, G. Pedagogia da Alternância: alternância e desenvolvimento. Salvador: Dupligráfica Editora, 1999.
JESUS, J. G de. Formação dos professores na Pedagogia da Alternância: saberes e fazeres do campo. Vitória, ES: GM, 2011.
LUDKE, M. ANDRÉ, M. E. D.A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo, UEP, 1986.
MANZINI, E. J. A entrevista na pesquisa social. Didática, São Paulo, v. 26/27, p. 149-158, 1991.
MINAYO, M. C. de S. (Org). Pesquisa Social: Teoria, Método e Criatividade. 6. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 1996
MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec, 2010.
MOLINA, M. C.; FREITAS, H. C. de A. Avanços e desafios na construção da Educação do Campo. Em Aberto, Brasília, v. 24, n. 85, p. 17-31, abr. 2011.
MOLINA, M. C. Expansão das licenciaturas em educação do campo: desafios e potencialidades. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, Editora UFPR, n. 55, p. 145-166, jan./mar. 2015.
OLIVEIRA, G. M. D. de. Princípios da doutrina social da igreja inspiram Pe. Humberto a criar o MEPES e a FUNACI. Efalando, Teresina, nº 6, p. 2, abr. 2016.
OLIVEIRA, S. L. de. Tratado de metodologia científica: projetos de pesquisas, TGI, TCC, monografias, dissertações e teses. 2. ed. São Paulo: Pioneira, 1999.
PINHEIRO, J. E. L. Padre Humberto Pietrogrande: sua inspiração e a Escola Família Agrícola como investimento social. Efalando, Teresina, nº 6, p. 5, abr. 2016.
RAMOS, M. N.; MOREIRA, T. M.; SANTOS, C. A. dos. Referências para uma política nacional de educação do campo: cadernos de subsídios. Brasília: Secretaria de Educação Média e Tecnológica, Grupo Permanente de Trabalho de Educação do Campo, 2004.
SILVA, M. S. P. da.; LIMA, E. de S. Prática educativa no contexto da Educação do Campo: as possibilidades de transformação social. In: LIMA, E. de S.; MELO, K. R. A. (Orgs.). Edcação do Campo: reflexões políticas e teórico-metodológicas. Teresina: EDUFPI, 2016.
SOUZA, M. A. Educação do Campo: políticas, práticas pedagógicas e produção científica. Educação & Sociedade. Campinas, vol.29, n. 105, p. 1089-1111, set/dez. 2008.
SOUZA, A. S. D.; MENDES, G. C. O trabalho docente do educador do campo e a Pedagogia da Alternância: elementos para reflexão e discussão. In: GHEDIN, E. (Org.). Educação do Campo: epistemologias e práticas. São Paulo: Cortez, 2012.
UFPI. Centro de Ciências da Educação. Relatório de pesquisa: A Educação do Campo no contexto das Escolas Famílias Agrícolas - Reflexões teóricas e metodológicas sobre a Pedagogia da Alternância (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica – PIBIC). Teresina, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Contexto & Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).