Pedagogia da alternância e as implicações do processo de estadualização nas práticas educativas de uma escola família agrícola no Piauí

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.10240

Palavras-chave:

Educação do Campo., Ensino-aprendizagem, Metodologias diferenciadas, Instrumentos pedagógicos

Resumo

Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa empreendida com o objetivo de analisar como as práticas educativas realizadas em uma Escola Família Agrícola (EFA) localizada na zona rural de Teresina – PI, fundamentadas em pressupostos da Pedagogia da Alternância, se articulam com os princípios da Educação do Campo, diante do processo de estadualização da instituição. Para tal, realizou-se uma pesquisa descritiva, de natureza qualitativa, cujos procedimentos de produção de dados foram: análise documental, entrevista semiestruturada e aplicação de questionário. A partir da análise dos dados, constatou-se que a EFA pesquisada utiliza algumas ferramentas da Pedagogia da Alternância, facilitadoras do ensino-aprendizagem; no entanto, é visível que o processo de estadualização fragilizou a realização das atividades educativas. Os resultados também evidenciaram a empatia dos discentes quanto às metodologias utilizadas por seus professores. Concluiu-se que, apesar das dificuldades, há mais proximidades que afastamentos entre os princípios da Pedagogia da Alternância desenvolvida pela EFA e os que regem a Educação do Campo.

 

Palavras-chave: Educação do Campo. Ensino-aprendizagem. Metodologias diferenciadas. Instrumentos pedagógicos.

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Publicado

2023-11-14

Como Citar

Melo, K. R. A., & Carvalho, J. L. de S. (2023). Pedagogia da alternância e as implicações do processo de estadualização nas práticas educativas de uma escola família agrícola no Piauí. Revista Contexto &Amp; Educação, 38(120), e10240. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.10240

Edição

Seção

Práticas Educativas: metodologias e saberes