UM OLHAR SOBRE A DOCÊNCIA DO PROFESSOR NÃO LICENCIADO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2020.112.82-101Palavras-chave:
Docência. Educação Profissional e Tecnológica. Professor não licenciado.Resumo
Este estudo propõe apresentar o Estado do Conhecimento que analisou artigos acerca da formação docente de professores não licenciados atuantes na EBPTT (Educação Básica Profissional Técnica Tecnológica). O trabalho mapeou através da plataforma SciELO (Scientific Electronic Library Online) artigos que discutissem a temática em destaque. Para tanto, foi delimitado o período de 2013 a 2018, na busca por produções, tendo em vista o descritor “Educação Profissional e Tecnológica” (EPT). A partir disso, os artigos foram reunidos segundo as seguintes categorias: Identidade docente, Professor na EPT, Professor Bacharel/Tecnólogo, Formação pedagógica. A pesquisa resultou em treze artigos, que sob diferentes visões apontaram os principais eixos de discussão da docência do professor não licenciado na EPT, inclusive, os pontos que necessitam de maior aprofundamento. Portanto, procuramos esclarecer aspectos pouco ou não suscitados pelas pesquisas em Educação, sobretudo, na área da docência da EPT.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).