A IMPORTÂNCIA DA INSERÇÃO DA CULTURA DA PAZ NO CURRÍCULO ESCOLAR
THE IMPORTANCE OF INSERTING THE PEACE CULTURE IN THE SCHOOL CURRICULUM
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2021.114.301-315Palavras-chave:
Cultura da Paz; Educação; Infância; Prevenção.Resumo
O objetivo do presente estudo é salientar a importância da inserção da Cultura da Paz no currículo escolar para a prevenção das violências na infância no ambiente escolar, visto que a escola tem sido considerada como espaço de expressão e manifestação da violência. É resultado de um estudo qualitativo e tem como metodologia o estudo bibliográfico, decorrentes de pesquisas de abordagem teórica, relacionadas ao Mestrado em Educação da Universidade Federal do Paraná. No contexto social e educacional, em defesa de uma escola com base humanizadora, amplia-se o olhar para o âmbito do desenvolvimento do currículo escolar, aliado à Cultura da Paz como forma de compreensão e prevenção do fenômeno das violências. Acredita-se que ao compreender a escola como espaço de interações, cujos valores são pautados no diálogo e no respeito, aumenta-se a chance concreta de uma realidade educativa melhor e de prevenção das violências.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).