A IMPORTÂNCIA DA INSERÇÃO DA CULTURA DA PAZ NO CURRÍCULO ESCOLAR

THE IMPORTANCE OF INSERTING THE PEACE CULTURE IN THE SCHOOL CURRICULUM

Autores

  • Michelle Popenga Geraim Monteiro Universidade Federal do Paraná
  • Tatiane Delurdes de Lima-Berton
  • Araci Asinelli-Luz

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2021.114.301-315

Palavras-chave:

Cultura da Paz; Educação; Infância; Prevenção.

Resumo

O objetivo do presente estudo é salientar a importância da inserção da Cultura da Paz no currículo escolar para a prevenção das violências na infância no ambiente escolar, visto que a escola tem sido considerada como espaço de expressão e manifestação da violência.  É resultado de um estudo qualitativo e tem como metodologia o estudo bibliográfico, decorrentes de pesquisas de abordagem teórica, relacionadas ao Mestrado em Educação da Universidade Federal do Paraná. No contexto social e educacional, em defesa de uma escola com base humanizadora, amplia-se o olhar para o âmbito do desenvolvimento do currículo escolar, aliado à Cultura da Paz como forma de compreensão e prevenção do fenômeno das violências. Acredita-se que ao compreender a escola como espaço de interações, cujos valores são pautados no diálogo e no respeito, aumenta-se a chance concreta de uma realidade educativa melhor e de prevenção das violências.

Biografia do Autor

Tatiane Delurdes de Lima-Berton

Doutoranda em Educação (2018-2021) e Mestre em Educação (2015-2017) junto ao Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Paraná na Linha Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano, sob orientação da Professora Doutora Araci Asinelli da Luz. Graduada em Tecnologia em Gestão Pública pela Universidade Estadual do Oeste (UNICENTRO) (2018-2020). Especialista em Educação Integral Transformadora pela Faculdade Vicentina e Associação Gente de Bem, com patrocínio da Embaixada da Finlândia (2015-2017). Graduada em Pedagogia - Licenciatura Plena - pela Faculdade Cenecista de Campo Largo - FACECLA (Bolsista PROUNI) - voltado à formação de professores para o exercício das funções de magistério na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental e também para a docência da Educação de Jovens e Adultos e Gestão Educacional (2010-2014). Concluinte do Curso de Formação de Docentes (2007- 2010) para Educação Infantil e Ensino Fundamental - Séries Iniciais. Foi vinculada profissionalmente à Prefeitura Municipal de Campo Largo, estatutária, exercendo o cargo de Educadora Social (2011-2018), atuando com crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Participação ativa no Grupo de Pesquisa Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano da Universidade Federal do Paraná; participação ativa na Comunidade de Prática de Pesquisa em Educação Preventiva Integral e Desenvolvimento Humano coordenado pela Professora Doutora Araci Asinelli da Luz da Universidade Federal do Paraná e no Grupo de Pesquisa do Núcleo de Estudos de Pedagogia Social (NEPS) da Universidade Federal do Paraná, com temática em Pedagogia Social e pesquisa coordenado pelas Professoras Doutoras Evelcy Monteiro Machado e Araci Asinelli da Luz. Possui experiência na área da Educação, com ênfase em Educação Social e Pedagogia Social.

Araci Asinelli-Luz

Possui graduação em História Natural pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1969), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (1987) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2000). Tem especialização em Ensino de Ciências, em Psicodrama Pedagógico e em Prevenção da Violência Doméstica contra criança e adolescente. Atualmente é professor associado 4 junto ao Departamento de Teoria e Prática de Ensino, Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em prevenção do abuso de drogas, gênero e sexualidade, prevenção da violência contra a criança e o adolescente, educação socioambiental, educação em direitos humanos e cultura da paz. Atua na formação inicial e continuada de professores. Membro do PRONEA e da Comissão Nacional do PNLD pela SBPC e ex-secretária regional da SBPC no Paraná por três gestões; foi membro do Conselho e do GT Educação da SBPC. Foi membro da Comissão da Infância e da Adolescência da OABPR(2011-2012) ; foi membro do Conselho Curador da Fundação Educacional Meninos e Meninas de Rua Profeta Elias; é membro do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas, pela UFPR. É pesquisadora na linha da cognição, aprendizagem e desenvolvimento humano,do Programa de Pós-Graduação em Educação, do Setor de Educação da UFPR, orientando teses e dissertações na sub-linha Educação Preventiva Integral e Desenvolvimento Humano e do Programa de Pós-Graduação em Educação Teoria e Prática de Ensino (Mestrado Profissional) . Participa dos seguintes Núcleos e Grupos de Pesquisa: Educação, Ambiente e Sociedade (NEAS); Diversidades e Educação; Núcleo Interinstitucional de Enfrentamento das Dependências Químicas da UFPR- NIED; Núcleo de Estudos de Pedagogia Social da UFPR - NEPS e Pedagogia, Educação e Complexidade. Representante da UFPR no Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil. 

Downloads

Publicado

2021-07-06

Como Citar

Monteiro, M. P. G., Lima-Berton, T. D. de, & Asinelli-Luz, A. (2021). A IMPORTÂNCIA DA INSERÇÃO DA CULTURA DA PAZ NO CURRÍCULO ESCOLAR: THE IMPORTANCE OF INSERTING THE PEACE CULTURE IN THE SCHOOL CURRICULUM. Revista Contexto & Educação, 36(114), 301–315. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2021.114.301-315