Avaliação Institucional - Notas para pensar o PAIUNG e o SINAES

Autores

  • José Dias Sobrinho Universidade de Sorocaba (UNISO)

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2009.81.133-144

Resumo

O texto defende a ideia de que a avaliação é intersubjetiva, isto é, ultrapassa a dicotomia que opõe objetivismo/subjetivismo. Considera a avaliação como produção de sentidos; é uma prática social, portanto se relaciona com a ética e está carregada de valores. Aborda a instituição educativa em sua diversidade, mas sem perder o foco da sua finalidade essencial: a formação de cidadãos, de profissionais sociais que possam contribuir ao desenvolvimento de uma nação. A avaliação democrática cria espaços de discussão, de debate, de reflexão coletiva, de valoração a respeito dos processos pedagógicos, sociais, administrativos e dos contextos de cada instituição.

Biografia do Autor

José Dias Sobrinho, Universidade de Sorocaba (UNISO)

Professor titular do Programa de Pós-Graduação da Universidade de Sorocaba (UNISO). Presidiu a Comissão Especial de Avaliação, que elaborou a proposta do SINAES.

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Publicado

2013-05-15

Como Citar

Sobrinho, J. D. (2013). Avaliação Institucional - Notas para pensar o PAIUNG e o SINAES. Revista Contexto &Amp; Educação, 24(81), 133–144. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2009.81.133-144