Avaliação Institucional - Notas para pensar o PAIUNG e o SINAES
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2009.81.133-144Abstract
O texto defende a ideia de que a avaliação é intersubjetiva, isto é, ultrapassa a dicotomia que opõe objetivismo/subjetivismo. Considera a avaliação como produção de sentidos; é uma prática social, portanto se relaciona com a ética e está carregada de valores. Aborda a instituição educativa em sua diversidade, mas sem perder o foco da sua finalidade essencial: a formação de cidadãos, de profissionais sociais que possam contribuir ao desenvolvimento de uma nação. A avaliação democrática cria espaços de discussão, de debate, de reflexão coletiva, de valoração a respeito dos processos pedagógicos, sociais, administrativos e dos contextos de cada instituição.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).